Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Carreiras do MDIC » Analista de Comércio Exterior - ACE

Carreira de Analista de Comércio Exterior

 

A Carreira de Analista de Comércio Exterior - ACE, típica de estado, tem o objetivo principal de aparelhar o Estado com um corpo técnico de alta qualificação. Instituída pela Lei nº 9.620, de 2 de abril de 1998, ela conta hoje com 280 cargos. Os analistas atuam em diversas atividades da gestão do governo federal relacionadas ao comércio internacional, dentre as quais podemos citar: promoção comercial, negociações internacionais, elaboração de políticas e gestão de comércio exterior, defesa comercial, operações de comércio, crédito e financiamento, compilação e análise da balança comercial, preparação de discursos e textos oficiais, entre outras.

Esses profissionais representam um corpo técnico governamental de elevado nível, tendo em vista o grau de responsabilidade que lhes é delegada pelo estado. Atualmente, existem 213 Analistas, todos lotados no MDIC. A Carreira de Analista de Comércio Exterior integra o Ciclo de Gestão, assim como as carreiras de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Analistas de Finanças e Controle, Analistas de Orçamento e Analistas de Planejamento do IPEA. A remuneração inicial desses cargos é de R$ 10.905,76, exclusivamente por subsídio, fixado em parcela única.

 

LINKS

Acompanhe aqui as inofrmações relativas ao Concurso Público - 2012 para o provimento de cargos da carreica de ACE. Clique aqui.

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS ANALISTAS DE COMÉRCIO EXTERIOR