Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » CZPE - Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação » Apresentação

Apresentação

ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO
 

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos.  Para o Brasil, além do esperado impacto positivo sobre o balanço de pagamentos decorrente da exportação de bens e da atração de investimentos estrangeiros diretos, há benefícios como a difusão tecnológica, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social.

O regime aduaneiro especial das ZPE foi instituído no País pelo Decreto-Lei nº 2.452, de 29 de julho de 1988. Na época, esse instrumento legal autorizou ao Poder Executivo a criar ZPE por meio de edição de decreto presidencial. Para traçar a orientação da política das ZPE, estabelecer requisitos, analisar propostas, dentre outras atividades, o normativo criou o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE).

Em 2007, o referido Decreto-Lei foi revogado pela Lei nº 11.508/2007, que manteve a competência do Conselho para definir as normas, os procedimentos e os parâmetros do programa, segundo os quais os agentes envolvidos devem balizar suas ações. Para regulamentar a Lei nº 11.508/2007 foram publicados os Decretos nº 6.634/2008, que dispõe sobre o CZPE, e o nº 6.814/2009, que dispõe sobre o regime tributário, cambial e administrativo das ZPE.

 Atualmente,  22 ZPE  encontram-se em diferentes fases pré-operacionais, distribuídas em  dezoito estados brasileiros:

ZPE do Acre (AC)

ZPE de Aracruz  e Vila Velha  (ES)

ZPE de Araguaína (TO)

ZPE de Barcarena (PA)

ZPE de Bataguassú e Corumbá (MS)

ZPE de Barra dos Coqueiros (SE)

ZPE de Boa Vista (RR)

ZPE de Cáceres (MT)

ZPE de Fernandópolis (SP)

ZPE de Ilhéus (BA)

ZPE de Imbituba (SC)

ZPE de Itaguaí (RJ)

ZPE de Macaíba e Sertão (RN)

ZPE de Paranaíba (PI)

ZPE de Pecém (CE)

ZPE de São Luís (MA)

ZPE de Suape (PE) 

ZPE de Teófilo Otoni e Uberaba (MG)  

             

 

Informações Básicas.

IV Reunião com Administradoras de ZPE.