Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Design » Programa Brasileiro do Design (PBD) » Histórico

Histórico do PBD

Histórico do Programa Brasileiro do Design(PBD)

 

2015

Realização da V Bienal Brasileira de Design em Florianópolis - Santa Catarina

Apresentação dos resultados e desdobramentos da Bienal de Florianópolis - 2015;

Preparação da VI Bienal 2017, que acontecerá em Recife/Pernambuco;

Apresentação das ações e propostas temáticas para Bienal de Recife/2017;

 

2014

Lançamento do estudo “Diagnóstico do Design Brasileiro”-  desenvolvido por meio de uma parceria entre o MDIC e a Apex-Brasil, com realização do Centro Brasil Design. O objetivo do estudo foi elaborar um diagnóstico situacional, ou seja, traçar um panorama geral do design, mapeando seus agentes e instituições, além de sua inserção no segmento industrial e de serviço, segundo critérios quantitativos e qualitativos, visando o desenvolvimento do setor no Brasil.

Preparação da V Bienal 2015, que acontecerá em Florianópolis /SC;

 

2013

Preparação do novo Decreto do PBD;

Preparação da V Bienal 2015, que acontecerá em Florianópolis /SC;

Lançamento da V Bienal 2015, em Florianópolis /SC;

Exposição do Mercosul na Feira Casa Brasil em agosto/2013, maior evento do design do setor moveleiro, em parceria com a Apex-Brasil.

 

2012

Resultado da premiação de produtos brasileiros no iF Design Award - 100 inscritos, 100 finalistas e 18 premiados;

Realização da IV Bienal Brasileira de Design, em Belo Horizonte-MG;

Indicação do COEB para sediar as próximas edições da Bienal: Florianópolis /SC 2015 e Recife/PE 2017;

Publicação da Portaria nº 297 de 18 de dezembro de 2012, que institui o COEB – permanecendo o MDIC como Coordenador do Comitê, e Apex-Brasil exercendo a organização e acompanhamento das ações de execução da Bienal;

Desenvolvimento do Mapeamento estratégico para a inserção do design nos grandes eventos esportivos no Brasil – Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, em parceria com a Apex-Brasil e o Ministério da Cultura.

- O mapeamento estratégico para a inserção do design na Copa do Mundo 2014 e nas Olimpíadas 2016, visou à identificação das potencialidades e das oportunidades presentes no aproveitamento do design como um diferencial de agregação de valor antes, durante e após os macro-eventos esportivos.

- Esse projeto definiu áreas estratégicas a serem apoiadas por Políticas Públicas; contribuiu para o impacto positivo da Marca Brasil e mobiliza o empresariado brasileiro rumo à competitividade crescente no mercado nacional e internacional.

Realização de estudo sobre o desenvolvimento de indicadores e sua aplicação sobre a efetividade do uso do design nos setores produtivos e os resultados econômicos nas premiações internacionais, em parceria com a Apex-Brasil;

Realização do estudo acerca das Recomendações para a Institucionalização da Bienal Brasileira de Design, nos âmbitos da governança político-operacional, estrutura jurídica, escopo de ação institucional, em parceria com a Apex-Brasil.

 

 

Histórico do Programa Brasileiro de Design (1995 - 2011)