Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Destaques

Iniciativas para Comércio e Serviços

 

INICIATIVAS PARA COMÉRCIO E SERVIÇOS NO MERCADO DOMÉSTICO

Os setores de comércio e serviços tiveram significativo crescimento nos últimos anos no Brasil. Mesmo com a desaceleração recente, devem continuar como setores fundamentais na economia brasileira. Neste contexto, a Secretaria de Comércio e Serviços tem desenvolvido intenso trabalho de articulação com o setor privado para o encaminhamento de temas prioritários na busca de uma agenda convergente e efetiva.

[saiba mais].


INICIATIVAS PARA O COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS A PARTIR DO SISCOSERV

Em resposta aos desafios enfrentados pelo setor de serviços brasileiro e seu potencial de inserção na economia mundial, a Secretaria de Comércio e Serviços conta com diversas iniciativas para aperfeiçoar a formulação e o monitoramento de políticas públicas voltadas ao setor, bem como para contribuir com a inteligência comercial das empresas do setor terciário. Ao considerarmos que comércio exterior de serviços é medida inequívoca da competitividade do setor terciário brasileiro, a utilidade e a importância de dados fidedignos vão além das iniciativas de incremento das exportações brasileiras e conferem às Estatísticas do Comércio Exterior de Serviços o potencial de orientar políticas destinadas a todo o setor e não somente ao segmento exportador.

Em 2015, foram divulgadas oficialmente as Estatísticas do Comércio Exterior de Serviços a partir dos registros efetuados no Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis (Siscoserv).

[saiba mais].