Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Apoio ao exportador - DEAEX » Vitrine do Exportador

Vitrine do Exportador

  
A Vitrine do Exportador - VE (www.vitrinedoexportador.gov.br) é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de divulgar na web as empresas brasileiras e seus produtos no mercado internacional. A proposta de criação de nova versão da Vitrine do Exportador visa não só oferecer uma ferramenta poderosa de comunicação, mas também buscar sinergia entre as diversas ações desenvolvidas por órgãos governamentais nesta área, de forma a potencializar e aglutinar esforços no sentido de proporcionar maior visibilidade aos exportadores brasileiros.
 
O projeto conta com o apoio do Departamento de Promoção Comercial (DPR), do Ministério das Relações Exteriores, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), da Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (ABECE), além de entidades de classe como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Outras parcerias estão sendo viabilizadas com o propósito de promover o produto em sites internacionais de negócios.

Atualmente participam da VE 18 mil exportadores, cuja base de dados é atualizada mensalmente por meio da inclusão automática de novos exportadores que realizaram operações no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) ou via Declaração Simplificada de Exportação (DSE). As empresas já integrantes também têm as suas operações atualizadas mensalmente, pelo acréscimo de novos produtos e mercados. De modo a conferir dinamismo às informações da Vitrine do Exportador, são mantidas na VE as empresas que exportaram nos dois últimos exercícios – ano anterior e corrente.

Desenvolvido em formato arrojado e de fácil pesquisa, a nova versão oferece ainda o serviço “Vitrine Virtual”, que possibilita à empresa participante customizar página na VE, nos idiomas português, inglês e espanhol, mediante inserção de texto de apresentação, informações comerciais, imagens, vídeo, geolocalização, principais produtos e regiões de destino. Importadores estrangeiros interessados em fazer negócios podem acessar a Vitrine do Exportador e enviar propostas diretamente às empresas participantes por meio de formulário existente na vitrine virtual.

As empresas que ainda não exportam, mas possuem potencial exportador, podem solicitar adesão à VE, bastando, para isto, acessar o site e enviar o formulário disponível em “solicite adesão”, localizado na página principal. Empresas que eventualmente não desejarem participar da VE devem enviar mensagem pela “Vitrine Responde” com sua manifestação.

É importante destacar que todos os serviços oferecidos pela Vitrine do Exportador são gratuitos, inclusive a tradução de textos de apresentação da empresa para os idiomas espanhol e inglês.