Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Negociações Internacionais - DEINT » Acordos em negociação » Consulta México e Cuba » Consulta Cuba

Consulta Cuba


Por ocasião da II Reunião Ordinária da Comissão Administradora do Acordo de Complementação Econômica nº 62 (Mercosul/Cuba), realizada em 25/05/2015, durante a Presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul, as partes expressaram a vontade aprofundar o referido instrumento. 
De forma a subsidiar posicionamento do Governo brasileiro nas negociações em curso, este Mdic expediu Circuar Secex nº 49, de 6 de agosto de 2015, com vigência de 45 dias. Assim,  solicita-se o preenchimento do arquivo Cuba abaixo e envio ao endereço consulta.cuba@mdic.gov.br

 Arquivo Cuba 

Tabela a ser preenchida e

enviada à SECEX até 20/09/2015 


PEDIDOS 

A associação ou entidade interessada deverá indicar os códigos da Nomenclatura da Associação Latino Americana de Integração – Naladi/SH 2012 a serem incluídos em lista de pedidos brasileiros a Cuba (arquivo Cuba – Planilha PEDIDOS). 

Na coluna observações, podem ser incluídas manifestações sobre origem ou outras matérias consideradas pertinentes pela pleiteante. 

OFERTA

A associação ou entidade interessada deverá indicar os códigos na Nomenclatura da Associação Latino Americana de Integração – Naladi/SH 2012 no arquivo Cuba – Planilha OFERTA  com recomendação de  cronograma a ser atribuído a cada produto, conforme prazos tentativos abaixo: 

i) desgravação total imediata; 
ii) desgravação total em 4 (quatro) anos; ou
iii) exclusão do produto da negociação em caso de impossibilidade de concessão de qualquer preferência tarifária, com justificativa que embase o posicionamento.

Na coluna observações, podem ser incluídas manifestações sobre origem ou outras matérias consideradas pertinentes pela pleiteante. 
No que se refere a REGRAS DE ORIGEM, eventuais propostas sobre requisitos específicos de origem, que prevaleçam sobre os critérios gerais de origem estabelecidos no acordo, devem constar na coluna “Observações” da tabela “Ofertas” com base nos seguintes parâmetros:

a) utilização prioritária do critério de mudança de classificação tarifária;
b) utilização secundária do critério de percentagem ad valorem considerando as bases de cálculo estabelecidas no acordo; e
c) caso seja utilizado o critério de operação de fabricação ou processamento, esclarecer a razão da impossibilidade de se adotar os critérios mencionados nos itens anteriores; e

ORIENTAÇÔES

1 – Solicita-se que sejam excluídas da Planilha Cuba aquelas linhas cujos códigos não sejam de interesse do pleiteante, a fim de compactar as informações. 

2 - A Planilha deve ser encaminhada à Secex ao endereço eletrônico consulta.cuba@mdic.gov.br até 23/09/2015.

INFORMAÇÔES 

Apresentam-se abaixo informações para auxiliar a elaboração das listas de pedidos e ofertas. 

Brasil/Cuba: dados de comércio em NCM 2012
- Brasil dados de Comércio em Naladi/SH 2012 - em elaboração
- Imposto de importação aplicado pelo Brasil em Naladi 2012 (Arquivo indicativo) - em elaboração
Tarifa de Cuba em PDF
Tarifa de Cuba em Excel 
Acordo de Complementação Econômica nº 62 – Mercosul/Cuba Original
Acordo de Complementação Econômica nº 62 – Mercosul/Cuba em Naladi SH2012
Acordo de Preferência Tarifária Regional - APTR 04 
Naladi/SH 2012 
Correlaçao NCM/SH 2012 a Naladi/SH 2012
Correlação Naladi/SH 2002 a Naladi/SH 2012
Correlação Naladi/SH 2012 a Nomenclatura Cubana