RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » MDIC recebe ombudsman de investimentos da Coreia do Sul para discutir modelo brasileiro de ACFI

MDIC recebe ombudsman de investimentos da Coreia do Sul para discutir modelo brasileiro de ACFI

11/12/2015

MDIC recebe ombudsman de investimentos da Coreia do Sul para discutir modelo brasileiro de ACFI
Brasília (11 de dezembro) - O secretário- executivo do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Furlan, e a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Anamélia Soccal, receberam, na última quarta-feira (11), o ombudsman de Investimentos Estrangeiros da Coreia do Sul, Jeffrey Kim. O encontro foi realizado no momento em que o Brasil tem discutido seu modelo de ombudsman de Investimentos, que deve atuar por força dos Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFIs). Participaram da reunião representantes da Presidência da República, do Banco Central, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), da Advocacia Geral da União (AGU) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil).
 

Os ACFIs são uma inovação criada pelo Brasil e são hoje reconhecidos como alternativa viável de acordo de investimentos. De acordo com os dispositivos dos ACFIs já assinados com Moçambique, Angola, Malaui, México, Colômbia e Chile, o ombudsman de Investimentos, no Brasil, funcionará na estrutura da Secretaria Executiva da Camex e prestará o serviço de apoio às consultas e questionamentos dos investidores.

"Durante a elaboração desse novo modelo brasileiro de acordo, foram pesquisados os diversos tipos de apoio prestados aos investidores estrangeiros e, sem dúvida, destacou-se o modelo de ombudsman de Investimento Estrangeiro da Coreia do Sul, que é referência mundial em apoio ao investidor. Sendo assim, a reunião de hoje é oportunidade única de discutirmos o aperfeiçoamento desse processo no Brasil, observando experiências e práticas exitosas do lado sul-coreano", afirmou Furlan.

Alguns dos órgãos brasileiros que participaram do encontro nesta quarta-feira já haviam realizado visita à Coreia do Sul, em 2014, para conhecer o modelo adotado.

A secretária-executiva da Camex ressaltou a importância de se ter um ombudsman pelo lado brasileiro, o que traz benefícios ao país de forma mais ampla do que somente a realização de acordos comerciais. "A criação do ombudsman foi um compromisso assumido com os países com os quais assinamos os Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos. No entanto, os benefícios do surgimento dessa nova figura no governo brasileiro extrapolam a questão dos acordos, já que a criação dele  favorecerá o debate constante sobre as políticas e ações voltadas à atração de investimentos no país", pontuou Anamélia.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=14227