RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Apex-Brasil destaca nomes que consolidaram cultura exportadora no país

Apex-Brasil destaca nomes que consolidaram cultura exportadora no país

11/12/2015

Apex-Brasil destaca nomes que consolidaram cultura exportadora no país

Brasília (11 de dezembro) - Na noite desta quinta-feira, no espaço Casa Bossa, em São Paulo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou o evento Mais Brasil no Mundo, em que homenageou empresas públicas e privadas, entidades setoriais, jornalistas e lideranças em diferentes áreas sociais que fizeram a diferença para a consolidação da cultura exportadora no país.

Além de entidades parceiras que representam importantes segmentos da indústria e da economia brasileira, como CNI, CNA e Sebrae, e Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, bem como o BNDES - todos com forte atuação no apoio ao exportador e à captação de investimentos.

Também foram homenageadas empresas que mais exportaram nos segmentos micro (Empire Industries), pequena (Galeria Raquel Arnaud), média (Cipatex) e grande (Embraer), além de um destaque especial a uma empresa que se tornou referência mundial no tema sustentabilidade (Beraca). Outras duas empresas foram destaque nas categorias Investimentos Produtivo (SAP) e Internacionalização (WEG).

Uma homenagem especial foi concedida ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. Para este momento, representantes de mais de 60 entidades setoriais subiram ao palco do evento junto com Monteiro como forma de reconhecimento à sua liderança no campo do comércio internacional.

Cinco jornalistas também foram convidados pela Apex-Brasil para representar o trabalho da mídia nacional e internacional na divulgação e registro de fatos relevantes das exportações brasileiras, bem como da atração de investimentos estrangeiros: Fernando Exman, do Valor Econômico; Sandra Boccia, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios; Joe Leahy, do Financial Times; Luisa Torre; da Gazeta do Espírito Santo; e Raíssa Ebrahim; do Jornal do Commercio de PE.

O evento reuniu mais de 250 pessoas e foi conduzido pelo jornalista Rodrigo Bocardi. Representantes de entidades setoriais e órgãos de governo testemunharam histórias sobre as exportações brasileiras e o esforço na captação de investimentos estrangeiros nos relatos de cada empresário, autoridade e jornalistas presentes.

O ministro Armando Monteiro ressaltou, em seu discurso, que a Apex-Brasil vem desempenhando muito bem sua missão institucional em dois pilares do Plano Nacional de Exportações: a promoção e a inteligência comercial.

“Mais do que realizar muitos eventos, é preciso atuar com inteligência, entendendo o cenário do mercado global. Quero desafiar a equipe da Apex-Brasil a realizar muito mais. O Brasil precisa dar um novo status ao comércio internacional”, disse Monteiro, enfatizando que a sociedade necessita entender a importância dessa atividade para a economia nacional.

A Apex-Brasil encerra o ano de 2015 registrando apoio a mais de 12 mil empresas, distribuídas em 84 setores da economia – um crescimento de 14,8% em relação a 2014. “Vamos fechar o ano alcançando um patamar que supera os 50 bilhões de dólares em exportações apoiadas pela Agência, com vendas para mais de 200 mercados ao redor do mundo”, disse o presidente da Agência, David Barioni Neto, em seu discurso. E completou: “Nosso trabalho também não seria possível sem a parceria das entidades, associações e confederações homenageadas. Temos realmente muito a celebrar. Um ano cheio de desafios, mas em que conseguimos contar uma boa história. Uma história de crescimento, de vitórias e conquistas. Todos aqui, de alguma forma, contribuíram para esse sucesso, nos ajudando a colocar mais Brasil no mundo”.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic    

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=14228