RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Monteiro: Zona Franca Verde é um marco muito importante no processo de desenvolvimento da região Norte

Monteiro: Zona Franca Verde é um marco muito importante no processo de desenvolvimento da região Norte

18/12/2015

Monteiro: Zona Franca Verde é um marco muito importante no processo de desenvolvimento da região Norte
Brasília (18 de dezembro) – O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participou na manhã desta sexta-feira da cerimônia de assinatura do Decreto que regulamenta a Zona Franca Verde, realizada no Palácio do Planalto, com a presidenta Dilma Rousseff.
 
Para Armando Monteiro, o decreto é muito importante pois promove o desenvolvimento da amazônia brasileira, potencializando e aproveitando os recursos naturais da região, sobretudo a sua extraordinária biodiversidade. “Este decreto dará um passo muito firme na direção de estimular o processo de industrialização da região, valorizando as matérias primas de origem regional, sejam elas de natureza vegetal ou animal”, avaliou. 
 
Monteiro acredita que o decreto “representará um marco muito importante no processo de desenvolvimento desta região e do país”.
 
A regulamentação da Zona Verde fortalecerá as áreas de livre comércio instaladas nas regiões fronteiriças na Amazônia legal. A lei tira o Imposto de Produtos Industrializados (IPI) dos produtos caracterizados como sendo de origem da biodiversidade regional.
 
Durante a cerimônia no Planalto, a presidenta Dilma Rousseff assinou ainda um decreto que promulga o acordo entre Brasil e Colômbia que cria a zona de regime especial fronteiriço entre os dois países. A partir de agora, as operações comerciais ficam simplificadas e com isenção de tributos federais sobre a exportação, simplificando os processos e facilitando a vida das pessoas e das empresas da região.
 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=14246