RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » MDIC assina Acordo de Cooperação Técnica com MPOG para uso do Sistema Eletrônico de Informações

MDIC assina Acordo de Cooperação Técnica com MPOG para uso do Sistema Eletrônico de Informações

16/03/2016

MDIC assina Acordo de Cooperação Técnica com MPOG para uso do Sistema Eletrônico de Informações

Brasília (16 de março) - O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Furlan, e a secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Patrícia Audi, assinaram, nessa terça-feira (15), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a cessão do direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. O objetivo é facilitar a tramitação de documentos internamente entre órgãos do governo e também reduzir os gastos com compra de papel, impressão, serviços postais e transporte.  


Até agora, nove ministérios e cerca de trinta instituições do Poder Executivo e Judiciário já implantaram o SEI, o que representa economia superior a 25% dessas despesas. De acordo com informações do Ministério das Comunicações, após a instalação do Sistema, houve redução nos prazos de tramitação de documentos de 90 para dia 17 dias, em média. A expectativa é que o Sistema no MDIC esteja em pleno funcionamento em agosto de 2016. 


O secretário Furlan ressaltou que a utilização do SEI é um grande passo para a desburocratização e também para a celeridade da tramitação de processos “dentro de casa”. Ele destacou ainda que a iniciativa colabora também para a melhoria do ambiente de negócios “fora de casa”, considerando os usuários dos serviços do MDIC.  


O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Pimentel, e a Superintendente da superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rebecca Garcia, também assinaram acordo semelhante para a implementação do sistema nas duas autarquias. Os três acordos foram assinados eletronicamente e dispensaram o uso do papel. 


Segundo Pimentel, a maioria dos pedidos de exame de patentes já é realizada em meio eletrônico. Com a implantação do SEI, a autarquia avança para a tramitação interna de documentos sem papel. Com a assinatura, a Suframa se torna a primeira autarquia do Poder Executivo a implantar o Sistema na Região Amazônica.
 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic
http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=14387
http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=14389