RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Ministério está formando o seu coral

Ministério está formando o seu coral

09/05/2001

Servidores ainda podem se inscrever

Joel Almeida dos Santos, chefe do Serviço de Aposentadoria do MDIC, um apaixonado por música, é o regente do coral. Musicalmente influenciado pelo pai violeiro, ele começou a tocar violão e a cantar, ainda pequeno, acompanhado de seu irmão gêmeo. "Naquele tempo, ouvíamos música clássica esporadicamente", lamentou. Em 1978, aos 17 anos, ele e o irmão vieram para Brasília e continuaram a cantar e tocar apenas em casa, só para amigos.

Primeiro coral - Onze anos depois, Joel entrou para o Coral da Igreja São João Bosco, no Núcleo Bandeirante - DF, fazendo uma voz tenor, onde teve a oportunidade de cantar para o Papa João Paulo II, em sua segunda visita ao Brasil. Lá, passou a gostar ainda mais de ouvir, cantar e tocar músicas clássicas, depois de conhecer a professora de música, Kátia Gobfert, com quem teve as primeiras aulas. O incentivo dela despertou nele o interesse em aprender formalmente música e isso fez com que se matriculasse em uma escola.

A primeira, a Musimed, oferecia apenas estudos instrumentais. Como queria aprender a história da música, Joel foi para o Instituto de Música de Brasília, onde de 1995 a 1997, teve aulas teóricas, com o maestro Vladimir Fiuza. Quando faltavam três meses para concluir o curso de teoria musical ficou impossível para Joel conciliar o curso de Economia, da Faculdade Católica, com as aulas no Conservatório e estas foram abandonadas. Ele ainda pretende concluir o curso. As aulas práticas foram no Instituto de Música Debussy. "Nessa escola, não aprendi muito, só desenvolvi algumas técnicas de tocar: mas queria ouvir, cantar e tocar música clássica", explicou Joel, que matriculou-se no Conservatório de Música da cidade satélite de Taguatinga para desenvolver canto Coral".

Opção - Joel fez vestibular para música, na Universidade de Brasília (UnB), mas não obteve êxito ao deixar de fazer a prova de habilidade específica. Além disso, teve receio de que a música não lhe desse condições de manter a família (esposa e quatro filhos). O regente continuou estudando em casa, ouvindo discos de seu acervo particular, composto de grandes autores como Mozart, Bach, Choppin, Bethoven, Vivaldi etc.

Para ele, o Coral do MDIC é uma grande oportunidade de voltar a trabalhar com música. A primeira apresentação do grupo foi, no ano passado, na festa de Natal da Coordenação Geral de Recursos Humanos (CGRH). "Em quinze dias ensaiamos 3 músicas de Natal e ficaram excelentes", relembrou Joel. Atualmente, os ensaios são com canções da música popular brasileira.

Aulas práticas - O aprendizado dos alunos do Coral se baseia na prática. Segundo o maestro, o aluno que se empenhar, tendo interesse, ensaiando e assistindo às aulas teóricas e práticas, será um bom músico. As vozes são selecionadas no método de solfejo de escalas, divididas em quatro tipos: tenor e baixo para as masculinas e soprano e contralto para as femininas. Os ensaios são as quintas-feiras, das 17:00 às 18:00 horas e as aulas teóricas às segundas-feiras, das 13:00 às 14:00 horas, sempre no auditório que fica no térreo do Ministério do Desenvolvimento. Se você se interessou, fale com o professor Joel Almeida no ramal 7577. O coral nasceu dentro do Programa Aprender e Conviver, de estímulo ao aperfeiçoamento profissional e a uma convivência humanizada entre servidores, por iniciativa da CGRH/SPOA do MDIC.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=3702