RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Monteiro: Arranjos Produtivos Locais representam a diversidade, complexidade e grandeza do nosso país

Monteiro: Arranjos Produtivos Locais representam a diversidade, complexidade e grandeza do nosso país

09/12/2015

Monteiro: Arranjos Produtivos Locais representam a diversidade, complexidade e grandeza do nosso país

Brasília (9 de dezembro) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou nesta quarta-feira, na abertura da 7ª Conferência de Arranjos Produtivos Locais (APLs), que esse sistema produtivo gera mais de 3 milhões de empregos e representa a diversidade, complexidade e grandeza do Brasil.

“Atualmente, identificamos no Brasil 677 APLs, que compreendem 59 segmentos produtivos, abrangendo 40% dos nossos municípios e que geram mais de 3 milhões de empregos diretos. Portanto, esse sistema produtivo tem forte potencial para o adensamento das cadeias produtivas e se constitui em uma significativa rede de inclusão produtiva e social”, disse.

Segundo o ministro, o encontro é uma oportunidade para que todos agentes interessados possam discutir os avanços, as oportunidades e os principais desafios das políticas públicas que buscam o fortalecimento dos APLs.

Desenvolvimento regional

Para o secretário de Desenvolvimento da Produção, Carlos Gadelha, “a ideia dos APLs é cooperar para competir, sempre com a parceria entre Estado e setor produtivo buscando atenuar a desigualdade regional”.

Monteiro lembrou que inspirado na experiência dos distritos industriais localizados no sudeste da Itália e no Vale do Silício nos EUA, o conceito de APL, ao longo do tempo, foi ampliado e tem como uma das principais forças motrizes da sua competitividade, a capacidade de interação e cooperação, que se traduz em aprendizado, avanços tecnológicos e ganhos de produtividade.

“Vários países têm reconhecido o papel que as micro, pequenas e médias empresas localizadas nos APLs desempenham na geração de emprego e de renda e na mobilização da economia, contribuindo para a melhoria da distribuição de renda e atenuando desequilíbrios regionais”, disse.

Monteiro disse ainda “que desde 2004, o nosso sistema de APLs é identificado como objeto de política pública, o que de certa forma, compensa, mesmo que parcialmente, as insuficiências das políticas industriais e de desenvolvimento regional em alcançar esses nichos produtivos”.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic    

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=14215