RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » MDIC divulga estatísticas de comércio exterior de serviços do Primeiro semestre de 2015

MDIC divulga estatísticas de comércio exterior de serviços do Primeiro semestre de 2015

11/12/2015

Brasília (11 de dezembro) - A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou hoje as estatísticas de comércio exterior de serviços do primeiro semestre de 2015, a partir dos dados registrados no Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis (Siscoserv).

Estão sendo divulgados os dados de vendas e aquisições de serviços e intangíveis relativos ao 1º semestre de 2015; as estatísticas de presença comercial no exterior de empresas que comercializam serviços; e dados relativos aos mecanismos de apoio ao comércio exterior de serviços e intangíveis.

As estatísticas mostram que a representatividade do setor terciário, de 2003 até julho de 2015, passou de 65,8% para 71,7% do valor adicionado do PIB a preços correntes. Cabe destacar que, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor de serviços caminha para tornar-se nos próximos anos um incentivador da competividade para o país no comércio exterior, agregando valor aos setores industrial, agropecuário e mineral, bem como gerando empregos com elevado padrão remuneratório (CNI, 2014). Além disso, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os serviços já representam cerca de 25% do comércio mundial, mas, quando se leva em conta os dados de comércio em valor adicionado, esse montante poderia chegar a 55% do comércio total. A OCDE ainda estima que este montante alcançará o percentual de cerca de 75% em 2025.

Diante deste quadro, e considerando o déficit estrutural na Conta de Serviços do Balanço de Pagamentos (48,9 bilhões em 2014), a SCS/MDIC vem trabalhando para divulgar estatísticas do comércio exterior de serviços e intangíveis, bem como outros instrumentos de inteligência comercial baseados nessas estatísticas que possam contribuir com a elaboração de políticas públicas e orientação das estratégias empresariais do setor de serviços.

Conforme o compromisso do governo federal assumido no lançamento do Plano Nacional de Exportações, a Secretaria de Comércio e Serviços procura desempenhar de forma eficaz sua função estatística e utilizar recursos de forma eficiente na depuração, compilação e divulgação dos relatórios estatísticos do Siscoserv. A meta é buscar cada vez mais trabalhar com o setor privado e com os demais órgãos da Administração Pública para contribuir com a alavancagem do comércio exterior.

O Siscoiserv foi instituído pela Portaria Conjunta RFB/SCS nº 1.908, de 2012, tem por objetivo possibilitar o conhecimento do comércio exterior de serviços brasileiro, seus atores e particularidades. Assim, o programa contribui para o aprimoramento de ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas ao setor, e também gera subsídios para negociações de acordos internacionais.

 

Pedidos de informação, sugestões de aprimoramento e dúvidas sobre as estatísticas do Siscoserv podem ser encaminhados para siscoserv.gestores@mdic.gov.br .

Acesse aqui as estatísticas do Siscoserv. 

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=14230