RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Notícias » Secretário de Comércio e Serviços se reúne com empresários varejistas para debater ações de fomento ao setor

Secretário de Comércio e Serviços se reúne com empresários varejistas para debater ações de fomento ao setor

20/01/2016

Secretário de Comércio e Serviços se reúne com empresários varejistas para debater ações de fomento ao setor

Nova Iorque (20 de janeiro) – O Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcelo Maia, participou de diversas reuniões nos últimos três dias com empresários varejistas durante a realização da NRF Big Show, maior feira de varejo do mundo.

Segundo Marcelo Maia, a participação de uma delegação tão destacada de empresários brasileiros, cerca de 1.100, mostra como o setor está se preparando para ser ainda mais competitivo e voltar a crescer contribuindo fortemente para a recuperação da economia.  “O varejo é o principal empregador no país hoje, representa mais de 10% do PIB e gera uma grande quantidade de impostos municipais, estaduais e federais. É muito importante que ele se mantenha forte para ajudar a economia brasileira no processo de recuperação”, avalia.

Durante suas palestras e discursos, Maia destacou a necessidade das empresas brasileiras buscarem novas ferramentas e tecnologias para aumentar a produtividade e a eficiência do setor. “O MDIC veio para a NRF para ver de perto o que os varejistas dos mais diferentes setores estão buscando para construir projetos que sejam transversais para o setor. Nós, enquanto governo, vamos trabalhar para entender cada um dos setores que compõem o varejo brasileiro para desenvolver as políticas públicas em linha com as demandas do setor. Temos que criar uma estratégia para reforçar a agenda voltada para a retomada do crescimento".

Marcelo destacou também a atuação do Fórum de Competitividade do Varejo, criado em 2015 pelo MDIC, como o ambiente mais importante de aproximação da Secretaria de Comércio e Serviços com o setor a fim de debater e construir conjuntamente ações alinhadas com as principais demandas do varejo. 

O secretário de Comércio e Serviços ainda informou aos empresários que o MDIC iniciou um diálogo direto com o Departamento do Comércio dos Estados Unidos para debater as experiências americanas com o varejo na retomada do crescimento pós crise de 2008.

Os encontros envolveram executivos e representantes de entidades como a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre outras.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic  

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4¬icia=14282