RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » Plano Nacional da Cultura Exportadora pretende aumentar a participação das empresas do RN no comércio mundial

Plano Nacional da Cultura Exportadora pretende aumentar a participação das empresas do RN no comércio mundial

01/03/2016

Plano Nacional da Cultura Exportadora pretende aumentar a participação das empresas do RN no comércio mundial

Natal (1º de março) – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com instituições públicas e privadas, lançou nesta terça-feira o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Rio Grande do Norte. A iniciativa tem o objetivo de capacitar e auxiliar empresas locais e aumentar as exportações do Estado.

Além de autoridades do MDIC, estiveram presentes representantes dos parceiros: Sebrae-RN, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Governo do Estado, Receita Federal, Correios, Banco do Brasil, Universidade Potiguar (UNP) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O plano tem como alvo principal as pequenas e médias empresas que buscam informações, treinamento e assistência para exportar seus produtos. Na cerimônia de lançamento, estiveram presentes mais de 130 empresas do estado.

Durante o lançamento, que foi realizado na sede do Sebrae-RN, o coordenador-geral de Programas de Apoio à Exportação do MDIC, Eduardo Weaver, explicou que o PNCE vai trabalhar com três principais frentes: empresas que não exportam e que têm potencial para fazer parte da base exportadora do Estado; empresas que exportam eventualmente e querem ser exportadoras frequentes; e empresas que já exportam e precisam se consolidar no exterior.

Segundo Weaver, “é preciso criar uma cultura exportadora para que os empresários entendam como funciona o mercado internacional e se prendam menos ao mercado interno”. O coordenador-geral também falou sobre as ações que serão realizadas para que seja possível classificar as empresas de acordo com as etapas do PNCE, que são: sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização.

Os empresários que não puderam comparecer ao evento ainda podem participar das ações do plano. Basta entrar em contato com o Sebrae pelo telefone (84) 3616-7976 ou pelo e-mail david@rn.sebrae.com.br. 

Projeto Extensão Industrial 

Na ocasião, também foram feitas apresentações sobre o Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), coordenado pela Apex-Brasil e executado pela UNP. O Peiex é um trabalho de preparação de empresas para o mercado internacional. A expectativa é de que 190 empresas do Rio Grande do Norte sejam atendidas pelo projeto. Os empresários interessados podem entrar em contato com a Apex-Brasil pelo e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br ou pelo site www.apexbrasil.com.br.

As ações do PNCE no Rio Grande do Norte vão ser executadas e monitoradas pelo Comitê Estadual, do qual fazem parte o Governo do Estado, a Fiern, a Receita Federal, o Sebrae/RN, a UNP, a Ordem dos Advogados do Brasil do RN, o Aeroporto de Natal, o Banco do Brasil, os Correios e a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
http://www.twitter.com/mdicgov
http://www.facebook.com/mdic.gov
http://www.youtube.com/user/MdicGovBr
http://www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr/
https://soundcloud.com/mdic 

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=14357