RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » MDIC lança Plano Nacional da Cultura Exportadora no Piauí

MDIC lança Plano Nacional da Cultura Exportadora no Piauí

02/03/2016

MDIC lança Plano Nacional da Cultura Exportadora no Piauí

Brasília (02 de março) – O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior lança, nesta quinta-feira (3/3), as ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) voltadas para empresas do Piauí. O evento, que será realizado na sede da FIEPI, em Teresina/PI, apresentará as ações do braço regional do Plano Nacional de Exportações, que tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior e, consequentemente, aumentar as exportações de produtos e serviços do estado. As inscrições para a cerimônia de lançamento são gratuitas e devem ser feitas pelo site http://www.rn.sebrae.com.br/app/webroot/pnce.

Inicialmente, participarão do programa empresas dos setores de castanha, apicultura e pedras preciosas (opala), entre outros a serem definidos em conjunto com o Estado. O PNCE é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. Além disso, conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão. Até o final deste ano, empresas de todos os estados brasileiros serão beneficiadas com as ações do PNCE.

As empresas participantes do PNCE terão apoio dos parceiros na avaliação de seus produtos e serviços; consultoria de inteligência comercial, para identificar em quais mercados há potencial de venda; participação em missões comerciais; e rodada de negócios com compradores estrangeiros. Os empreendedores também vão ter acesso a diversas ferramentas de treinamento e capacitação.

Dentre as ações do PNCE previstas para este ano, estão: Curso Básico de Exportação e Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte (MDIC); Estudo sobre potencialidades de exportação do Estado, realizado pela (Apex-Brasil) e Pesquisa de mercado e videoconferência com os SECOMs (MRE).

No Piauí, o programa conta com apoio de parceiros nacionais e estaduais, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Receita Federal, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), os Correios, o Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - SEDET, Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI, Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí, Zona de Processamento de Exportação Parnaíba, SEBRAE.

Exportações
Em 2015, o Piauí foi 20º exportador entre os estados brasileiros e o sexto da Região Nordeste, respondendo por 1,6% do total de vendas externas da região. Durante o ano passado, as exportações totalizaram U$ 402 milhões e as importações US$ 111 milhões, gerando um superávit de US$ 291 milhões. A pauta exportadora do Piauí, em 2015, foi composta 85,8% de produtos básicos e 14,2% por bens industrializados (manufaturados e semimanufaturados).

Os principais itens exportados durante o ano foram soja em grãos, ceras vegetais, milho em grãos, algodão e mel natural. Os principais destinos das exportações do estado foram China, Espanha, Estados Unidos, Japão e Reino Unido.

Agenda

08h30 às 09h00 – Credenciamento
09h00 às 10h00 – Cerimônia de Lançamento do PNCE do Piauí
10h00 às 10h30 – Palestra do PNCE Nacional/Estadual
 
SERVIÇO:
 
Lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora no Piauí
Data: 03 de março - quinta-feira
Horário: 8h30
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí – Fiepi
 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=14360