Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Nanotecnologia » Fórum de Competitividade de Nanotecnologia

Fórum de Competitividade de Nanotecnologia

 

O Fórum de Competitividade de Nanotecnologia surge como ferramenta estratégica para apoiar a discussão e o encaminhamento de iniciativas e programas do segmento nanotecnológico. Tem como objetivo aumentar a competitividade do país no mercado mundial por meio da articulação entre as necessidades do setor privado – formado por representantes do meio empresarial e dos trabalhadores - o setor governamental e a academia. O Fórum busca o consenso em torno de oportunidades e desafios, definindo metas e ações voltadas para uma nova política industrial de desenvolvimento da produção.

Tal como os demais Fóruns, este espaço iniciado no dia 23 de novembro de 2009, relativo à Nanotecnologia, deverá estruturar seus trabalhos com base na análise dos diagnósticos, na identificação de gargalos, oportunidades e desafios. A partir dessa análise é que serão delineadas as ações e as metas a serem detalhadas e desenvolvidas no âmbito dos Grupos de Trabalho a serem constituídos. Os GTs terão como finalidade reunir e tornar consensuais os diagnósticos, e também propor, implementar e acompanhar as ações e as metas estabelecidas. São responsáveis, assim, pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento de iniciativas dos temas específicos que compõe a agenda de trabalho do Comitê Executivo de Nanotecnologia da PDP.

A criação do Fórum de Competitividade de Nanotecnologia, por tratar de questões e demandas relativamente novas, além de apresentar imenso potencial de crescimento, torna-se fundamental para oferecer ao país condições de competitividade na "Revolução Tecnológica" que se anuncia.

Nosso objetivo, portanto, é que esse espaço de interação seja construído com base em um dialogo profícuo e estimulante, onde todos os atores interessados poderão dar sua contribuição de modo a que as resoluções e determinações emanadas materializem-se em Políticas Públicas consistentes e aptas a viabilizar a consolidação de um setor de tamanha relevância no cenário econômico e tecnológico do país.