Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Inovação & Educação » Importância

Importância

A educação é um elemento importante e essencial no macrossistema de inovação. É reconhecido que tanto a educação formal quanto a educação nos diferentes ambientes de trabalho proporcionam uma maior possibilidade de inovação no sistema produtivo nacional.As universidades além de formar mão de obra qualificada para exercer as diversas profissões no mercado de trabalho tanto na área técnica quanto gerencial, concentram a produção de grande parte das pesquisas básicas para o surgimento de novos produtos e processos.

Em muitas empresas, o processo de formação e qualificação da mão de obra é entendido como estratégico para o aumento da competitividade da organização. Por essa razão, investem em cursos e criam estruturas de educação corporativa para cobrir o hiato entre a educação formal dada pelas escolas e universidades e as necessidades específicas de cada empresa.

A Secretaria de Inovação (SI) reconhece a importância da qualificação profissional como elemento alavancador do processo de inovação no setor produtivo e por isso participa das discussões junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC) para que as políticas industrial, tecnológica e de educação sejam articuladas e integradas garantindo assim maior sinergia de ações.

Além disso, a SI articula com as empresas e associações a difusão da cultura de inovação por meio da educação corporativa e as denominadas universidades corporativas.