Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Nanotecnologia » Fórum de Competitividade de Nanotecnologia » II Plenária do Fórum - 2010

II Reunião Plenária do Fórum

A segunda reunião do Fórum de Competitividade de Nanotecnolgia ocorreu no Rio de Janeiro, na sede do BNDES, no dia 27 de julho de 2010. Foi a primeira oportunidade, desde a instalação do Fórum, que todos os Grupos de Trabalho, em especial o de Mercado e Marco Regulatório, puderam interagir. Compareceram cerca de 50 pessoas, entre representantes de empresas, entidades empresariais, agências governamentais e acadêmicos.

Pela manhã foi apresentado relatório do setor elaborado pelos integrantes do GT de Mercado, o qual será disponibilizado nesta página após receber os inputs dos participantes. Trata-se de um diagnóstico que examina o panorama nacional e mundial da Nanotecnologia, com ênfase, no caso brasileiro, na abordagem setorial das aplicações. Discutiu-se em seguida a agenda do Workshop Nacional de Nanotecnologia Empresarial, evento promovido pelo Fórum, previsto para acontecer ainda no decorrer de 2010.

O GT de Marco Regulatório, na parte da tarde, avançou na elaboração de um algoritmo que permita classificar as distintas aplicações de nanotecnologia de modo a permitir a construção de um marco legal. A proposta também será disponibilizada nesta página.

Além disso, foram transmitidos, por representantes da APEX e MRE, informes relativos à cooperação internacional - organização de missão ao Japão em fevereiro de 2011, para encontros com empresas locais e participação na Nanotech 2011. Na área de Recursos Humanos, foi divulgado evento de interação universidade-empresa na CAPES, previsto para 1o.de setembro de 2010, e realização de mini-cursos nas universidades sobre nanotecnologia do ponto de vista do setor produtivo.