Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Nanotecnologia » Fórum de Competitividade de Nanotecnologia » Relatório GT Mercado 08/2010

Relatório de Atividades - GT Mercado 08/2010

Após oito meses de trabalho, o GT Mercado concluiu o primeiro Relatório de Atividades. O documento foi elaborado coletivamente sob a coordenação do Dr. Caue Ribeiro de Oliveira, coordenador do grupo. O relatório partiu de uma visão geral de nanotecnologia, aprofundando a análise por setores em que as aplicações nano são relevantes no Brasil. O próximo evento a ser promovido pelo Fórum - Workshop Nacional de Nanotecnologia Empresarial - previsto para os dias 2 e 3 de dezembro de 2010, em São Paulo, deverá encerrar o primeiro ciclo de atividades do GT. Estarão na pauta, debates sobre a eventual criação de uma câmara ou associação de empresas com interesse específico em nanotecnologia.

Dentre as recomendações do relatório, destacam-se:
- É necessária uma forma de coordenação e promoção integrada de nanotecnologia no país, fomentando inclusive associações de empresas envolvidas no tema;
- Deve-se empenhar maiores esforços na busca da superação de entraves jurídicos na formação de parcerias público-privadas em nanotecnologia. A Legislação federal precisa ser diferenciada para facilitar parcerias com foco em inovação, especialmente neste setor.
- Deve-se incentivar fortemente a mudança nos formatos de negociação de propriedade intelectual em nanotecnologia mudando o foco exclusivo na propriedade para a participação nos resultados financeiros do produto.
- O uso do poder de compra do Estado deve ser utilizado como incentivo para empresas em nanotecnologia. É necessário divulgar a possibilidade de uso do poder de compra do Estado neste sentido, e estabelecer iniciativas para facilitar o acesso a essas ferramentas, como suporte a composição de planos de negócios.
- Deve-se incentivar estudos sobre impacto econômico do uso de nanotecnologias em diferentes setores complementares, envolvendo competências técnicas da área de economia e administração de empresas; devem ser feitas iniciativas como workshops conjuntos entre pessoal de área técnica e administrativa, projetos transdisciplinares, estudos de viabilidade técnico-econômica, entre outros.

Relatório de Atividades - Grupo de Trabalho em Mercado 08/2010