Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Pronatec - PBM » Relatório de Demanda dos Setores

Relatório de Demanda dos Setores

Este Relatório compreende os resultados alcançados no primeiro semestre de 2014 e as perspectivas para o segundo semestre. Os gráficos relativos ao 1º semestre mostram quantas vagas foram criadas no âmbito do Pronatec em todo o País a partir do mapa de demanda apresentado pelas entidades representativas dos diversos setores produtivos, com base nas informações obtidas junto às áreas de recursos humanos das empresas.

Essas vagas foram negociadas entre as entidades e ou empresas interessadas com as escolas das redes de ofertantes de cursos credenciadas no Pronatec.  As vagas foram disponibilizadas às empresas para que pudessem requalificar seus trabalhadores bem como para ocupação de pessoas das comunidades locais, inclusive beneficiários de programas sociais e desempregados.

Desta forma, o Pronatec Brasil Maior propiciou que as empresas pudessem contar com uma oferta adicional de trabalhadores qualificados seja para promover a modernização de seus parques produtivos seja para garantir a execução de novos investimentos. No 1º semestre de 2014 foi aprovada a criação de 200.677 vagas orientadas pelo Pronatec Brasil Maior em todo o território nacional. Veja os gráficos abaixo com a distribuição por estado e por região. Os relatórios detalhados informam os dados por município e por tipo de curso.

Os relatórios de perspectiva de atendimento estão baseados no mapa de demanda apresentado pelos setores produtivos para o 2º semestre de 2014 e que se encontram em fase de negociação entre empresas e escolas para que as turmas possam ser ofertadas a partir de agosto de 2014. A expectativa do MDIC é de que o Pronatec Brasil Maior oferte, pelo menos, mais 300 mil vagas em linha com o mapeamento de demanda até dezembro de 2014. Estão disponíveis abaixo os gráficos com a distribuição das vagas demandadas por estado e por região. Os relatórios detalhados informam as demandas por curso em cada município.

 Gráfico

 

Gráfico

 

Vagas realizadas por curso, município e UF para o 1º semestre de 2014

 

 

Gráfico

 

Gráfico