Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Pronatec - PBM » PRÉ-MATRÍCULA PASSO A PASSO

COMO FAZER A PRÉ-MATRÍCULA

Pré-matrícula - DADOS GERAIS

 

Assim que uma turma é criada e publicada, suas informações ficam disponíveis para visualização pelas unidades demandantes pré-selecionadas na oferta da turma - o que possibilita a indicação de candidatos a vagas nos cursos ofertados, mediante o registro de pré-matrícula.

 
A pré-matrícula é realizada privativamente pelo demandante - que pode delegar para os parceiros com Acordos de Cooperação Técnica assinados e publicados - e refere-se ao cadastro de um beneficiário em uma turma. O cadastro da pré-matrícula começará com um limite equivalente a duas vezes o número de vagas disponíveis na turma. O registro de pré-matrícula em primeira chamada é uma garantia de vaga ao candidato que, por sua vez, deverá se apresentar à unidade de ensino dentro do prazo estipulado no documento de encaminhamento de pré-matrícula para confirmação da matrícula.

 

Atenção: o demandante só conseguirá pré-matricular um aluno em uma turma se a  turma estiver dentro do prazo de pré-matrícula estabelecido pelo Sistec. Automaticamente, este prazo é calculado com base na data de início do curso. No caso do MDIC, as turmas preferenciais têm até 4 dias de exclusividade. Após este prazo automático, o demandante não conseguirá mais visualizar a turma.

 

Caso a confirmação da matrícula não ocorra no prazo estipulado, o candidato perde a garantia da vaga. Nesse momento, a unidade ofertante deverá iniciar o chamamento dos candidatos cadastrados como excedentes (até o dobro do número de vagas). Não havendo candidatos excedentes cadastrados pelo demandante ou, se após o chamamento de todos os candidatos ainda restarem vagas em aberto, esgotado o prazo da primeira chamada, caberá à unidade ofertante iniciar o procedimento de segunda chamada para preenchimento das vagas remanescentes.