Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Programas e Ações » Cooperação internacional em inovação

Cooperação internacional em inovação

Na área de cooperação internacional em inovação, a Secretaria de Inovação tem trabalhado em duas frentes principais:

i. Trocas de experiências em políticas públicas com outros países;

ii. Estímulo à cooperação em pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre empresas brasileiras e de outros países.

No primeiro caso, o trabalho envolve a organização de missões internacionais e participação em missões de entidades parceiras, recepção de delegações estrangeiras, estudo aprofundado do sistema de inovação de vários países, identificação de oportunidades e setores com maior potencial para cooperação, realização de eventos e a criação de Grupos de Trabalho para aprofundar nos instrumentos utilizados pelos dois países no fomento à inovação.

A segunda é o foco de ação prioritária da SI nessa área: fomento à parceria entre empresas de dois países para que elaborarem proposta de cooperação em P&D que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global. O principal objetivo é permitir a empresas brasileiras o acesso a tecnologias novas e competências complementares de parceiros externos, além de facilitar a colocação desse novo produto ou serviço desenvolvido no mercado internacional.

A partir de um Acordo de Cooperação bilateral, são lançados pelos dois países editais de chamadas de projetos por parte das empresas. No momento, a SI coordena programas de nesse formato com Israel e França. Mais informações sobre o Programa de Cooperação Tecnológica Brasil-Israel no endereço www.brasilisrael.mdic.gov.br.