Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Secretaria de Inovação » Apresentação

Apresentação

A Secretaria de Inovação (SI) é um marco no desenvolvimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, como protagonista da interligação das políticas públicas de inovação com as demandas do sistema produtivo.

A Secretaria tem por objetivo promover a inovação nas empresas brasileiras por meio da apresentação de mecanismos de apoio ao seu desenvolvimento, disseminação da cultura de inovação, bem como com a elaboração de políticas de inovação, que garantem competitividade aos produtos da indústria e de serviço.

Dentre suas principais atividades estão: o desenvolvimento de incentivos fiscais, financeiros e regulatórios para o desenvolvimento e uso de tecnologias verdes; a parceria público/privada na concepção, seleção, monitoramento e avaliação das políticas de inovação e seus resultados; a qualificação em setores de base tecnológica e estratégica para atender demandas de mercado; a reorientação dos instrumentos de apoio à inovação para a competitividade nas empresas; e a atração de centros globais de P&D&I.

A consolidação das ações da SI é produto de debates entre governo e sociedade, que identificaram as reais necessidades do setor produtivo. A Secretaria está apta a apoiar a transformação do estoque de conhecimento em produto, processo ou serviço na mão do consumidor. Assim, a competitividade e o emprego serão sustentáveis a longo prazo com base no crescimento da produtividade e da inovação.