Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio e Serviços » Seminário - O papel estratégico do setor de serviços para o desenvolvimento industrial

O papel estratégico do setor de serviços para o desenvolvimento industrial

O setor de serviços possui elevada participação na economia brasileira, contribuindo, portanto, com grande parte dos empregos, geração de renda e, inclusive, com o dinamismo da indústria nacional, haja vista que parte substancial do valor agregado da indústria é atribuída à utilização de serviços na sua cadeia produtiva, influenciando na produtividade e competitividade.

Esta sinergia entre os serviços e a indústria tende a crescer com a inclusão de novas tecnologias e de automação dos processos, sendo fundamental para a inclusão da indústria brasileira nas cadeias globais de valor. Dessa forma, é fundamental observar estratégias de desenvolvimento do País levando em consideração a importância do setor de serviços no crescimento competitivo da indústria, na geração de empregos de qualidade e na capacidade de desenvolvimento, difusão e absorção de novas tecnologias em todos os segmentos da economia, sobretudo a indústria nacional.

Com o objetivo de fomentar o debate sobre o papel do setor de serviços para a competitividade e produtividade da economia, a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS/MDIC), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, realizou, no dia 9 de setembro de 2015, em Brasília, o Seminário intitulado “O papel estratégico do setor de serviços para o desenvolvimento industrial”.  O seminário foi dividido em quatro painéis e contou com apresentações de especialistas do Governo, academia e do setor privado.

Assim, com o intuito de disseminar o conteúdo abordado no evento e contribuir com os debates sobre o tema, a SCS apresenta o relatório contemplando os principais pontos das apresentações realizadas durante o evento. Clique aqui para acessar o conteúdo completo do relatório.