Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Negociações Internacionais - DEINT » Negociações Internacionais de Serviços » Lista de Compromissos no GATS

Lista de Compromissos no GATS

  

A lista de compromissos específicos divide-se em duas partes. A primeira compreende os compromissos horizontais e a segunda, os compromissos por setores ou subsetores, às vezes denominados compromissos verticais.

Os compromissos horizontais são consignações aplicáveis a todos os setores inscritos na lista e buscam evitar repetições da mesma anotação para cada setor. Podem ser uma limitação ou uma obrigação positiva ou referir-se a determinados modos de prestação de serviços. Já os compromissos por setores ou subsetores, são compromissos específicos assumidos para um determinado setor e são enumerados de acordo com a classificação setorial da OMC (12 grandes setores), devendo levar também em consideração as anotações feitas na seção relativa aos compromissos horizontais.

As listas seguem um modelo uniforme para facilitar a análise comparativa entre os Membros da OMC. Não há definição de conteúdo mínimo por setores ou por nível de liberalização. Existe também a possibilidade de retirada ou de modificação dos compromissos, o que ocorre com um prazo mínimo de três anos e com a compensação devida. Há ainda a possibilidade de inclusão de compromissos a qualquer momento.

A Lista de compromissos de cada Membro é um documento relativamente mais complexo do que a lista de produtos do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). Enquanto no GATT são relacionadas as mercadorias e a tarifa correspondente, as Listas contêm os compromissos em matéria de acesso a mercados e de tratamento nacional para os quatro modos de prestação de serviços. As consignações podem variar dentro de um espectro cujos extremos são os compromissos sem limitações (“Nenhuma” ou none) e a exclusão total daquele setor ou subsetor de quaisquer compromissos (“Não consolidado” ou unbound). Há ainda uma terceira categoria que se refere à incompatibilidade técnica entre um tipo de serviço e uma modalidade de prestação. Por exemplo, a construção física de uma obra de engenharia não pode ser feita pelo modo transfronteiriço. Por isso, utiliza-se “não consolidado por incompatibilidade técnica” ou “Unbound due to lack of technical feasibility” (ou simplesmente “unbound*”, com uma nota de rodapé explicando a estrela).

Lista de Compromissos no GATS - Lista em Branco  

  

Nos setores nos quais forem contraídos compromissos, as limitações de acesso a mercados não devem estar compreendidas em uma dessas categorias, a menos que especificado em lista:

   a) Limitações sobre o número de prestadores de serviços;
   b) Limitações sobre o valor total das transações ou de ativos;
   c) Limitações sobre o número total de operações de serviços ou quantidade total de serviços;
   d) Limitações sobre o número total de pessoas;  
   e) Restrições ou requerimentos de acordo com o tipo de pessoa jurídica ou joint venture;
   f) Limitações sobre a participação do capital estrangeiro.

Por sua vez, como exemplos de limitações típicas ao tratamento nacional, citam-se as medidas aplicáveis apenas aos prestadores estrangeiros, colocando-os em desvantagem com relação aos prestadores nacionais; a concessão de subsídios ou privilégios fiscais apenas para prestadores nacionais; a aplicação de restrições operacionais unicamente para as sucursais de prestadores estrangeiros; as restrições à compra, ao arrendamento ou ao uso de bens imóveis para prestadores estrangeiros; o requisito de residência prévia para a obtenção de uma licença, etc.

Lista de Compromissos no GATS - Critérios do GATS para a Consginação em Listas

  

Fonte: VII Curso Breve de Política Comercial para os Países Membros da ALADI.

  

Para acessar o documento da OMC “Diretrizes para a Inscrição de Compromissos Específicos no GATS” (S/L/92):
 
                                    Espanhol                      Inglês

Para acessar o documento da OMC “Diretrizes e Procedimentos para Negociações em Serviços” (S/L/93):
  
                                    Espanhol                      Inglês

Para acessar a Lista de Compromissos Consolidada do Brasil na OMC:
   
                                    Espanhol                      Inglês

Para acessar um resumo da Lista de Compromissos do Brasil clique aqui.  

Para acessar um resumo da Lista de Compromissos de outros países:
  
                                    Argentina                      China                      Colômbia
  
                                    México                          Noruega                  Peru
  
                                    Turquia                         Uruguai