RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » Startups selecionadas por programa do MDIC apresentam trabalhos para investidores britânicos

Startups selecionadas por programa do MDIC apresentam trabalhos para investidores britânicos

02/02/2016

Startups selecionadas por programa do MDIC apresentam trabalhos para investidores britânicos

Brasília (02 de fevereiro) -Representantes de 14 startups brasileiras, selecionadas pelo Programa InovAtiva Brasil – UK Chapter, estarão em Manchester e em Londres, na Inglaterra, até o dia 5 de fevereiro, para apresentar seus trabalhos para investidores britânicos. Este será o primeiro passo para o ingresso em mercados britânicos e europeus e internacionalização das startups.

Criado em 2013, o InovAtiva Brasil é um programa brasileiro que incentiva empreendedores que buscam atividades inovadoras no mercado global, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios. É organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), conta com a execução da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e parceria da Agência Brasileira de Promoção de Comércio e Investimentos (Apex-Brasil).
 
Em sua 4ª edição, o programa criou o capítulo UK Chapter em parceria com a Embaixada Britânica e a Agência de Comércio e Investimento do Reino Unido (UKTI). A iniciativa é financiada pelo governo britânico, através do “Prosperity Fund”.
 
Durante a viagem de negócios acontece o “Brazilian Startup Partering”, quando representantes das 14 startups terão a oportunidade de conversar individualmente, durante 30 minutos, com empresas britânicas interessadas em discutir negócios e parcerias. No “Demo Day”, que acontece após o “Partnering”, seis startups selecionadas se apresentarão durante 5 minutos para os investidores.
 
Além desses momentos destinados a networking, os participantes também terão a oportunidade de visitar importantes centros tecnológicos britânicos, como a joint venture MediaCityUK, as agências de investimento de Manchester, MIDAS, e de Londres, a London & Partners. Agendas na UKTI e na Embaixada Brasileira no Reino Unido também fazem parte da iniciativa.  
 
Para o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, este tipo de iniciativa é crucial. "Precisamos aprender a negociar. As startups ainda focam apenas no mercado interno. É fundamental mirar o mercado global desde o início, nascer global", pontou.
 
Souza acredita também que essas experiências internacionais ajudam, principalmente, a mudar a mentalidade e a cultura dos empreendedores brasileiros. "É impressionante o efeito dessa experiência quando as startups voltam para o Brasil. Lá fora, elas passam por treinamentos práticos com mentores de alto nível, preparam-se para outras realidades", comentou.
 
O interesse por startups brasileiras, segundo a conselheira econômica da embaixada britânica no Brasil, Catherine Barber, justifica-se pela possibilidade de diversificar o mercado britânico com produtos e serviços de alta qualidade. Além disso, ela aponta como ponto positivo para a parceria a criatividade do empreendedor brasileiro, que gera bastante interesse nos britânicos.
 
O Reino Unido está investindo 150 mil libras na iniciativa. Já o MDIC, embora não tenha divulgado o valor investido exclusivamente no "UK Chapter", informou que o aporte brasileiro até a terceira edição do Programa InovAtiva Brasil foi de R$ 7 milhões. Esta não será a primeira vez que o InovAtiva Brasil firma uma parceria neste formato. Em outra edição do programa, 20 startups foram enviadas aos Estados Unidos para mentorias, treinamentos e networking com empresas e investidores.
 
Para saber mais sobre o Programa InovAtiva Brasil, acesse: www.inovativabrasil.com.br

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/MdicGov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic 

 

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=14308