RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » Aumenta número de patentes

Aumenta número de patentes

05/09/2001

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) registrou, até agora, mais de 40 processos de pedidos de patentes. Isso significa um aumento de 100% em relação ao ano passado, quando o órgão recebeu 20 mil processos. O INPI estima que até o final do ano 24 mil processos sejam analisados. "A corrida pela proteção tecnológica deve ser atribuída à confiança que os investidores estrangeiros depositam no mercado brasileiro, uma vez que cerca de 70% dos pedidos recebidos pelo Instituto são internacionais", explica o presidente do INPI, José Graça Aranha.

Só no primeiro trimestre de 2001, o INPI registrou aumento de 13% nos pedidos de patentes, comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram solicitadas 5.624 patentes, contra 4.990 em igual período de 2000.

Em relação ao registro de marcas, o resultados também foi positivo. De janeiro a julho deste ano, o INPI decidiu o destino de 75 mil processos de registros de novas marcas. Só em julho foram analisados 30.500 pedidos, cinco vezes mais do que a média mensal dos últimos anos, de 6 mil patentes. "Esses números refletem no desenvolvimento do país, uma vez que geram novas oportunidades de negócios e empregos no Brasil", conclui José Graça Aranha.

Marcas e patentes - O Instituto é uma autarquia federal, criada em 1970, para registrar marcas e conceder patentes em todo o país. Para os empresários e pesquisadores, a proteção oferecida pelo INPI é fundamental como garantia de retorno dos recursos investidos tanto no desenvolvimento de novos produtos como na manutenção da imagem de uma empresa. No mercado internacional, as marcas dos produtos mais conhecidos passaram a valer mais do que todo o patrimônio físico das indústrias. No Brasil, o valor das marcas cresce com o aumento da competitividade e a necessidade de incremento das exportações brasileiras.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=3753