RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » MDIC lança Coordenação de Defesa da Indústria nesta sexta-feira na Fiesp

MDIC lança Coordenação de Defesa da Indústria nesta sexta-feira na Fiesp

13/11/2008

MDIC lança Coordenação de Defesa da Indústria nesta sexta-feira na Fiesp

O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, lançará, nesta sexta-feira (14/11), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo, a partir das 10h, a Coordenação Geral de Defesa da Indústria (CGDI). O órgão fará parte da estrutura do Departamento de Defesa Comercial (Decom) da Secex e será responsável por fazer a interlocução entre a indústria brasileira e outros setores do Governo Federal, quando o assunto não for de defesa comercial. A Coordenação Geral de Defesa da Indústria é a ampliação das funções da coordenação que presta apoio ao exportador brasileiro investigado por prática de dumping, subsídios ou salvaguardas no exterior.

Segundo o secretário Welber Barral, o Decom, neste ano, passou a receber muitas reclamações da indústria brasileira relacionadas a problemas como subfaturamento, contrabando, pirataria e outras práticas desleais de comércio, mas que não estavam no escopo de trabalho do departamento. “Percebemos a necessidade de intensificar o diálogo com outros órgãos do governo, como a Receita Federal, Polícia Federal, Inmetro, INPI”, ressaltou. De acordo com ele, isso motivou a ampliação das atividades da coordenação, que além de continuar apoiando os exportadores brasileiros no exterior, passará a atender o empresariado, verificar a procedência das reclamações e fará a triagem para o órgão responsável.

O secretário Barral lembra, ainda, que em tempos de crise, historicamente, há aumento de fraudes no comércio exterior e que a coordenação será um aporte na luta do governo brasileiro contra práticas desleais de comércio. “Já iniciamos nossos trabalhos e temos tido sucesso na identificação de ações fraudulentas em alguns setores específicos, como é o caso do calçadista, no qual estamos monitorando os preços dos produtos importados para que não entrem no Brasil produtos subfaturados. Neste caso, quando identificamos algum problema, acionamos imediatamente a Receita, que faz a verificação in loco”, explica.

Evento
A programação do evento de lançamento da CGDI será aberta com uma palestra do secretário Barral sobre a Estratégia Brasileira de Exportação, que foi lançada pela Secex em setembro deste ano. O evento contará com a presença do diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP, Roberto Gianetti. Para participar, clique aqui.

Serviço:
Lançamento da Coordenação Geral de Defesa da Indústria
Data: sexta-feira 14 de novembro
Horário: das 10h às 12h
Local: Fiesp – Av. Paulista, 1313. São Paulo/SP.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2109.7190 e 2109.7198
Rachel Porfírio
rachel.porfirio@desenvolvimento.gov.br

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=8691