RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » Segunda fase do InovAtiva, programa para negócios inovadores, seleciona 50 projetos

Segunda fase do InovAtiva, programa para negócios inovadores, seleciona 50 projetos

06/08/2013

Segunda fase do InovAtiva, programa para negócios inovadores, seleciona 50 projetos
Brasília (06/08) - A Secretaria de Inovação (SI) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou nesta terça-feira (06/08) as 50 startups selecionadas para a segunda fase do InovAtiva Brasil, programa direcionado à capacitação de novos empreendedores na busca por negócios inovadores e com alto potencial de crescimento. O projeto é uma parceria entre o MDIC e a empresa Endeavor.

Entre os 50 selecionados, estão projetos de diversas áreas como telecomunicações, internet, eletrônicos, bens de consumo, varejo e serviços, biotecnologia, transporte e indústria de transformação.

O foco desta segunda fase do InovAtiva está no aprimoramento dos projetos e na criação de modelos de negócios promissores, aliando conteúdo online a um workshop presencial. Para isso, os participantes terão acesso a sessões de coaching com especialistas e empreendedores experientes.

O secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, destacou que o objetivo do programa é facilitar o encontro de parcerias entre investidores e empreendedores. “No Brasil, ainda não há a cultura de que os projetos de negócios sejam elaborados para serem ofertados ao capital empreendedor. A maioria das empresas startups fecham as portas precocemente porque não contam com apoio para que os produtos inovadores efetivamente ganhem o mercado consumidor”, explicou.

O governo esperava a inscrição de cerca de 200 projetos inovadores na seleção, mas o número surpreendeu. Foram quase 1,4 mil projetos inscritos no InovAtiva. Os projetos têm origem em mais de 10 estados brasileiros, das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, incluindo capitais e cidades do interior.

“A quantidade de projetos inscritos demonstra que existe a necessidade de o empreendedor brasileiro se capacitar para esses modelos de negócio. Apostamos nessa capacitação e para o próximo ano pretendemos oferecer mais oportunidades”, disse Fujimoto.

Ao término dessa fase, os 50 empreendedores vão fazer um vídeo breve para apresentar seu negócio e mostrar as principais características do modelo, o tamanho do mercado e seu potencial de crescimento. Na sequência, os projetos vão passar por uma banca de especialistas, e somente os 20 negócios mais inovadores e promissores avançarão para a fase final do InovAtiva, que se encerra no dia 27 de setembro.

Na terceira fase, que tem início dia 14 de outubro, os participantes serão capacitados sobre as diversas maneiras de obtenção de recursos para financiar suas empresas, sofisticando seus planos de negócio a fim de torná-los atrativos para potenciais investidores. Além disso, serão mostradas aos participantes as formas de captação via financiamento público e as várias linhas de crédito existentes para fomento a inovação.

Ao fim do programa, os finalistas serão convidados para se apresentar a uma banca de potenciais investidores e especialistas, além de receber feedbacks sobre o potencial de seus negócios.

Confira a lista dos projetos aprovados no site do InovAtiva Brasil (link: http://www.inovativabrasil.com.br/blog/item/49-parabens-para-os-aprovados).
 
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=12577