RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » InovAtiva Brasil faz balanço da edição 2013 e anuncia novidades para 2014

InovAtiva Brasil faz balanço da edição 2013 e anuncia novidades para 2014

02/12/2013

InovAtiva Brasil faz balanço da edição 2013 e anuncia novidades para 2014
Brasília (2 de dezembro) - O InovAtiva Brasil, iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com a Endeavor e apoio metodológico da McKinsey, chega ao fim de sua primeira edição superando as expectativas. O programa, cujo objetivo é capacitar novos empreendedores para a criação de negócios inovadores e com alto potencial de crescimento, encerrou sua etapa 2013 na última segunda-feira (25), em São Paulo (SP), com a apresentação de 19 projetos selecionados para uma banca de investidores e especialistas. Desses 19, um conseguiu atrair interesse ainda durante as fases iniciais: o portal Carreira Beauty, que coloca em contato profissionais da indústria da beleza e donos de empreendimentos como spas e salões de beleza.
 
A meta inicial para o InovAtiva 2013 era atrair entre 300 e 500 inscrições, volume superado com ampla margem - o programa contou com mais de 1,6 mil inscritos, com origem em cerca de 350 municípios de 24 estados brasileiros. Outros números também chamam atenção, como a participação de 2 mil pessoas nos eventos de divulgação, 210 mil visitas ao site oficial do programa e 6,6 mil likes no Facebook.
 
Entre os projetos inscritos para a primeira edição do InovAtiva, o setor com maior representatividade foi o de internet e software (43% do total), seguido pelo de varejo e serviços (21%), ambiental (4%), indústria de transformação (3%), biotecnologia e fármacos (2%) e eletrônicos (2%). As start-ups passaram por três fases de seleção e, ao longo do programa, os participantes tiveram acesso a uma série de ações de capacitação, como sessões de coaching com especialistas e empreendedores experientes e apresentações sobre as maneiras de obtenção de recursos para financiar suas empresas, incluindo as formas de captação via financiamento público e as várias linhas de crédito existentes para fomento a inovação. Além disso, um representante de cada projeto finalista ainda terá a oportunidade de passar uma semana no SiliconHouse, programa de imersão para empreendedores e executivos de empresas em Mountain View, no Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos).
 
Durante o programa, foram desenvolvidos insights sobre os desafios de criação de novos negócios brasileiros inovadores. Chegou-se à conclusão de que, para o fortalecimento do empreendedorismo inovador no país, são necessários pelo menos quatro elementos: as condições (recursos financeiros/ tempo) para se dedicar ao negócio, o conhecimento de negócios, os profissionais para formar a equipe e a rede de contatos. Lições como essas, aprendidas no decorrer do InovAtiva, serão usadas para aprimorar as próximas edições do programa e prover um direcionamento futuro para os empreendedores.
 
InovAtiva 2014
Entre as novidades preparadas para o próximo ano, estão a expansão do programa generalista e a criação de duas iniciativas setoriais, nos segmentos de saúde e agronegócios, com conteúdos e coaches específicos. Para o InovAtiva 2014, a ideia é prover aos participantes mais conteúdo, com ainda mais qualidade e apresentado de forma mais interessante; fomentar o estabelecimento de uma comunidade online sempre ativa; criar ferramentas para o aprendizado conjunto, com colaboração entre os próprios empreendedores com ideias e materiais complementares (crowdsourcing organizado); elaborar uma estratégia mobile; fazer programas de coaching em larga escala; e realizar atividades presenciais nas universidades, incluindo incubadoras e empresas-júnior. Mais informações sobre o InovAtiva Brasil e o perfil dos empreendedores no site www.inovativabrasil.com.br.
 
Sobre a McKinsey & Company
A McKinsey & Company é uma firma global de consultoria de gestão que auxilia a alta gerência de grandes empresas e instituições líderes em seus setores em questões de estratégia, organização, tecnologia e operações. Conta hoje com 101 escritórios em 56 países e está presente no Brasil há mais de 20 anos, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Além de apoiar seus clientes, a McKinsey acredita na importância da sua contribuição social e, ao longo das últimas duas décadas, tem consistentemente contribuído com projetos pro-bono e voluntários, ajudando instituições públicas e do setor social. Mais informações: www.mckinsey.com
 
Sobre a Endeavor Brasil
A Endeavor é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo de alto impacto no Brasil e em outros 17 países. No Brasil há mais de 10 anos, conecta empreendedores com grande potencial a uma rede de voluntários composta pelas principais lideranças empresariais do país, que orienta empreendedores para crescer rapidamente e gerar milhões de empregos. Globalmente, a Endeavor apoia 431 empresas e mais de 680 empreendedores. Para mais informações, visite www.endeavor.org (global) ou www.endeavor.org.br (Brasil).
 

Mais informações para a imprensa: 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr 
www.facebook.com/mdic.gov 

www.youtube.com/user/MdicGovBr 

 

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=12856