RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » Programa InovAtiva Brasil do MDIC fica entre os finalistas do prêmio ENAP de inovação

Programa InovAtiva Brasil do MDIC fica entre os finalistas do prêmio ENAP de inovação

07/04/2015

Programa InovAtiva Brasil do MDIC fica entre os finalistas do prêmio ENAP de inovação
Brasília (7 de abril) – O programa InovAtiva Brasil, da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), ficou entre os cinco finalistas do 19º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O programa concorreu na categoria “Arranjos Institucionais para Coordenação e Implementação de Políticas Públicas”, juntamente com o Bolsa-Formação do Pronatec, do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, a premiação recebeu 136 inscrições de iniciativas públicas. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada hoje, em Brasília, na sede do Ministério do Planejamento e Gestão Orçamentária (MPOG).  

Os gestores dos projetos que ficaram do 1º ao 4º lugar participarão de missões técnicas internacionais no Canadá, França e Noruega, países apoiadores do projeto. Do quinto ao décimo colocado, serão oferecidas três vagas a cada equipe no curso de Desenvolvimento Gerencial, realizado pela Enap. O Prêmio Enap é dividido em cinco categorias:  Arranjos Institucionais para Coordenação e Implementação de Políticas Públicas, Atendimento ao Cidadão, Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, Gestão da Informação, e Melhoria dos Processos de Trabalho.

O InovAtiva Brasil é um programa gratuito de capacitação, mentoria e conexão de negócios com investidores e grandes empresas que visa atender empreendedores iniciantes com foco na geração de negócios de alto impacto. O programa oferece workshops e conteúdos on-line, como vídeos e ferramentas interativas, que contribuam com a criação e desenvolvimento de negócios inovadores e com alto potencial de crescimento. Os pré-requisitos para as empresas interessadas em participar são: ter até cinco anos de operação, ter faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões e não ter recebido investimentos superiores a R$ 500.000,00. A edição de 2015 do InovAtiva Brasil vai ser lançada no dia 24 de abril, em São Paulo.

De acordo com o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, desde o início das atividades, o programa conheceu excelentes tecnologias desenvolvidas no Brasil. “Muitas dessas iniciativas não contam com nenhum tipo de apoio. Tenho certeza que o investimento em inovação e tecnologia resolveria o problema do empreendedorismo no Brasil”, disse. Marcos ainda explicou que o principal objetivo do programa  é transformar conhecimento acadêmico de boa qualidade em negócios sólidos. 

Segundo Marcos Vinícius, o InovAtiva é uma iniciativa inédita e o primeiro programa com esses moldes no mundo. O InovAtiva identifica startups, ajuda no desenvolvimento dessas empresas e coloca os empreendedores em contato com mentores, que ajudam na consolidação dos negócios.   Marcos disse ainda que pretende ampliar o programa para outros setores e órgãos do governo que precisem de capacitação. "Com tecnologia não existem barreiras. E os resultados alcançados mostram isso: empresas receberam investimentos, desenvolveram novos negócios e tiveram acesso a linhas de inovação”.

Para o presidente da Enap, Gleisson Rubin, o Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal "é uma homenagem à contribuição prestada por servidores dos órgãos em favor do fortalecimento do Estado brasileiro". Por meio do Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal, a Enap tem o objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa. Em 19 edições, 1.832 práticas foram inscritas e 351 iniciativas foram premiadas. Neste ano, foram contabilizadas 136 inscrições válidas.

As 10 iniciativas finalistas foram:
Arranjos Institucionais para Coordenação e Implementação de Políticas Públicas
• A Bolsa-Formação do Pronatec - Ministério da Educação (MEC)
• Programa InovAtiva Brasil - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

Atendimento ao Cidadão
• Serviço de Logística Reversa em Agência dos Correios - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) / Ministério das Comunicações (MC)

Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas
• Integração de Dados do Programa Brasil Quilombola (PBQ) - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) / Presidência da República (PR)

Gestão da Informação
• Inovação na Prospecção de Clientes - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) / Ministério das Comunicações (MC)
• Sistema de Acompanhamento de Contratos de Repasse (Siacor) - Ministério do Turismo (Mtur)

Melhoria dos Processos de Trabalho
• Aquisição de Equipamentos Médicos de Grande Porte no Modelo Turnkey -  Instituto Nacional de Câncer (Inca) / Ministério da Saúde (MS)
• Programa de Redução de Litígios e de Aperfeiçoamento da Defesa Judicial da União - Advocacia-Geral da União (AGU) / Presidência da República (PR)
• Resolução Extrajudicial de Conflitos: Consumidores e Operadoras de Planos de Saúde - Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) / Ministério da Saúde (MS)
• Veículo de Diagnóstico de Rodovias - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) / Ministério dos Transportes (MT)

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7320 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=13699