RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » Audiência pública do Senado discute mudança de gestão do CBA

Audiência pública do Senado discute mudança de gestão do CBA

31/08/2015

Audiência pública do Senado discute mudança de gestão do CBA
Manaus (31 de agosto) – O secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, participou na manhã de hoje de audiência pública promovida pelo Senado Federal, em Manaus, para discutir o futuro do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).  O encontro, realizado na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), também contou com a participação dos senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), e Valdir Raupp (PMDB/RO).

Em junho deste ano, o MDIC assinou termo de execução descentralizada, transferindo ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a responsabilidade de administrar o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), até então gerido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Com a mudança na gestão, o órgão passará a ter a função primordial de ser o elo entre as instituições de pesquisa e o setor produtivo, auxiliando no desenvolvimento de produtos inovadores e na atração de investimentos para a região amazônica. 

A senadora Vanessa Grazziotin abriu a audiência ressaltando a importância de se avançar nas discussões sobre a mudança no modelo de gestão do CBA, de forma a "garantir a existência permanente do órgão". A senadora ressaltou também que a decisão não pode trazer uma solução paliativa, porque problemas como a falta de uma personalidade jurídica, existem há mais de uma década. Ela reforçou que o tema será discutido novamente em Brasília e que vai acompanhar a evolução do caso.

De acordo com Marcos Vinícius, o MDIC está estruturando um planejamento para o CBA, com estratégia, modelo de negócio e implementação. "Nesta última fase também será estruturada a operação do centro, explicou.

O secretário ressaltou ainda que o processo de reestruturação já está em curso. "Está aberto um edital para a seleção de projetos para estruturação técnico-científica, gestão de projetos e serviços tecnológicos do CBA", explica. O edital também prevê bolsas destinadas à execução de projetos de desenvolvimento de produtos. Os interessados podem submeter projetos até hoje. Os resultados serão divulgados em setembro e o início da vigência das bolsas também está prevista para setembro.  

Ainda este ano, segundo Marcos, será lançado o novo edital para selecionar projetos de pesquisa de áreas prioritárias, que serão definidas a partir de uma consulta ao setor privado e também pelo comitê consultivo. 

A falta de difusão dos trabalhos do centro foi destacada pelo senador Valdir Raupp. "Em Rondônia o CBA não é conhecido", disse explicando que o órgão deveria desenvolver pesquisas com resultados para toda a Amazônia. 

Também estiveram presentes na audiência a deputada federal pelo Amazonas, Conceição Sampaio (PP/AM), o secretário de Ciência e Tecnologia para a inclusão social, do Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação  (MCTI),  Eron Bezerra, o superintendente da Suframa em exercício, Gustavo Igrejas, o superintendente adjunto da Suframa, Emmanuel  Aguiar, o presidente do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima,  Marcelo Magalhães Nunes, e o professor Spartacu Astolfi Filho, especialista em biotecnologia da UFAM.

Histórico 
No último dia 16 de junho, o MDIC assinou o termo de execução descentralizada, que deu início a uma nova fase de reestruturação do CBA e transferiu a administração das atividades ao Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Durante o período de transição, a gestão do Centro será compartilhada pelo MDIC, Inmetro e Suframa.

O Senado vem acompanhado o tema. Em 30 de junho, uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, em Brasília, debateu temas relacionados à gestão do CBA. Na época, o principal objetivo foi discutir a biotecnologia no Brasil, em especial, a atuação do CBA como desenvolvedor de tecnologias e como polo global de bioeconomia.
 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=14017