RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » InovAtiva Brasil 2016 bate recorde com 1.372 inscrições

InovAtiva Brasil 2016 bate recorde com 1.372 inscrições

16/03/2016

InovAtiva Brasil 2016 bate recorde com 1.372 inscrições
Brasília (16 de março) - O InovAtiva Brasil, maior e mais abrangente programa de aceleração de startups do país, recebeu inscrições de 1.372 startups, quase o dobro das edições anteriores. Até 300 negócios inovadores serão selecionados para o Ciclo de Aceleração 2016.1, que oferece capacitação em empreendedorismo inovador, mentorias individuais com executivos e investidores experientes por até cinco meses e conexão direta com potenciais investidores, clientes e parceiros.

O Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, destaca que novos parceiros estratégicos contribuíram para o crescimento no número de projetos submetidos, com destaque para o SEBRAE, que fortaleceu a divulgação e captação de projetos em todo o país, e o Facebook, que irá integrar 14 startups em cada Ciclo ao seu programa de apoio a startups, o FbStart. 

InovAtiva por todo o Brasil
Outra grande conquista foi a ampliação do programa para todo o território nacional. Este ano foram enviadas submissões de todos os Estados brasileiros, com exceção do Amapá. O Estados com maior número de projetos submetidos foram São Paulo (240), Santa Catarina (234), Minas Gerais (128), Paraná (117) e Rio de Janeiro (82).

Souza lembrou, porém, que o maior crescimento veio regiões que participaram pouco nos anos anteriores, com destaque para o Ceará (10 projetos em 2014 e 80 em 2015), Distrito Federal (crescimento de 12 para 74), Amazonas (aumento de 12 para 50), Paraíba e Maranhão (ambos sem nenhum projeto em 2014, tiveram 49 e 29 inscrições este ano, respectivamente). Também chama a atenção da participação por regiões: Sudeste (467), Sul (428), Nordeste (266), Centro-Oeste (139) e Norte (72). Foram recebidos projetos de 239 municípios brasileiros. “Esse sempre foi o objetivo do InovAtiva, oferecer capacitação e mentoria de nível mundial em larga escala e a empreendedores em qualquer lugar do Brasil, principalmente nas localidades em que o acesso a outras opções de apoio a startups é escasso ou até inexistente”, afirmou.

Os setores que mais se destacaram foram os de Tecnologia da Informação e Comunicação (447 projetos) e Serviços (270). O InovAtiva tem, porém, um perfil multissetorial e recebeu propostas de startups de Saúde (130), Comércio (92), Agronegócio (58), Energia (44), Infraestrutura e Construção Civil (30) e Eletrônicos (29), entre outros.

Sobre o InovAtiva Brasil
Criado em 2013 pelo MDIC, o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores. Além disso, as empresas que concluem o Ciclo de Aceleração recebem benefícios permanentes, como pontuação extra no Edital SENAI SESI de Inovação e nas Chamadas públicas MEC/CNPq, que dão recursos em subvenção para desenvolvimento de produtos por empresas; acesso facilitado à linha de financiamento BNDES MPME Inovadora; participação em programas de internacionalização; e 14 vagas para startups com aplicativos móveis no FbStart, do Facebook. Mais informações em www.inovativabrasil.com.br.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic
http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=14390