RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » Brasil ganha ao inaugurar laboratório de análise de resíduos tóxicos em substâncias

Brasil ganha ao inaugurar laboratório de análise de resíduos tóxicos em substâncias

08/10/2009

O Brasil acaba de ganhar um laboratório de referência em análise de resíduos tóxicos, com moderno equipamento – o espectrômetro de massas com detector time of flight (TOF), modelo Synapt HDMS – capaz de detectar resíduos de substâncias com entrada controlada na União Européia (UE).

O lançamento foi realizado na última sexta-feira (2/10), no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo (MG). Organizado pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), executora do projeto, co-financiado pela União Européia, que no âmbito do Projeto de Apoio a Incersão Internacional das Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), fez a compra do equipamento doado ao laboratório.

“A ação contribui efetivamente para a exportação de produtos agrícolas. O equipamento permite detectar resíduos de substâncias nos alimentos com entrada controlada na União Européia”, disse o secretário de Tecnologia Industrial substituto, Carlos Cristo.

O evento contou com a presença de representantes da Comissão Européia, o conselheiro para Assuntos de Cooperação, Antoine Gilbert; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, secretário substituto, Carlos Manuel Pedroso Neves Cristo; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Afonso Kroetz; e demais autoridades locais e internacionais.

Histórico
O estreitamento no diálogo entre as autoridades do Brasil e do Bloco permitiu a constituição do Ajuste Complementar de Cooperação Relativo ao Projeto de Apoio à Inserção Internacional das Pequenas e Médias Empresas (Paiipme), que tem como objetivo principal contribuir para a inserção competitiva das pequenas e médias empresas brasileiras na economia mundial e, em especial, reforçar os laços econômicos e comerciais com a União Européia.

Promover e apoiar a expansão e a diversificação das exportações de empresas de pequeno e médio porte, de produtos maior conteúdo tecnológico, portanto, com maior valor agregado, são desafios que MDIC e parceiros têm como foco. O Projeto, coordenado pela Secretaria de Tecnologia Industrial, do MDIC, sob a gestão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e com vários parceiros deve ser executado até 31 de dezembro de 2010 e o orçamento total é de 44 milhões de euros.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027.7190 e 2027.7198
Alice Rosas Maciel
alice.maciel@desenvolvimento.gov.br

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=9388