RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » STI e Renai realizam reunião com empresas e governos estaduais para discutir investimentos em P&D e Inovação

STI e Renai realizam reunião com empresas e governos estaduais para discutir investimentos em P&D e Inovação

17/12/2009

STI e Renai realizam reunião com empresas e governos estaduais para discutir investimentos em P&D e Inovação

A Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai), também do MDIC, promoveram nesta quinta-feira (17/12), no prédio do ministério, reunião com representantes da Ericsson, da IBM, da Whirlpool e da Dupont com o objetivo de discutir propostas de investimentos em P&D&Inovação dessas empresas no Brasil.

Também estiveram presentes representantes dos governos de Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. Paralelamente à reunião, foram realizados encontros individuais entre os governos estaduais e as empresas para apresentar os mecanismos de incentivo e a infra-estrutura disponível, em cada estado, para a atração de Centros de P&D.

PDP

A Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada pelo governo federal em 2008 e coordenada pelo MDIC, define como uma de suas quatro macrometas o aumento do investimento privado em P&D, aumentando assim o nível de inovação das empresas brasileiras. No cenário global de inovação tem ocorrido uma realocação das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) de empresas transnacionais, migrando parte significativa de suas operações para terceiros países. Essa realidade tem feito com que países emergentes criem políticas agressivas para atração de investimentos nessa área porque as filiais dessas empresas estão em constante competição por projetos de P&D.

Diante desse cenário , o objetivo do MDIC é posicionar o Brasil como um importante ator na competição global por centros de P&D&I de empresas. Para isso, articulará com instituições e agências de fomento dos níveis federais, estaduais e municipais os instrumentos de apoio para disputar investimentos em P&D&I em nível internacional. A atração desses centros mundiais de conhecimento tem como principal benefício o spillover tecnológico, ou seja, os recursos humanos locais, as empresas parceiras e outras instituições têm acesso a tecnologias de ponta desenvolvidas por essas firmas e o aprendizado aumenta a competitividade de todo o sistema. 

Assim, a reunião entre os estados brasileiros e essas quatros empresas de alto nível tecnológico vai de encontro com os objetivos do MDIC de promover a criação de plataformas de cooperação. Busca-se o aumento da competição global, o avanço nas tecnologias existentes, além da crescente qualificação de sistemas nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027.7190 e 2027.7198
ascom@mdic.gov.br

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=9529