RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » Delegação liderada pela Secretaria de Inovação do MDIC visita países europeus para conhecer casos de inovação

Delegação liderada pela Secretaria de Inovação do MDIC visita países europeus para conhecer casos de inovação

03/05/2010

Delegação liderada pela Secretaria de Inovação do MDIC visita países europeus para conhecer casos de inovação

A partir desta segunda-feira (3/5), uma delegação liderada pela Secretaria de Inovação (SI) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) inicia uma visita à Irlanda, Inglaterra, Itália e Espanha para conhecer as experiências de desenvolvimento de clusters europeus, que termina no próximo dia 15. Clusters é a palavra que designa os arranjos produtivos de alta competitividade e especialização, com elevado nível de inovação, segundo conceito formulado pelo professor da Harvard Business School, Michael Porter.   

Segundo o diretor de Fomento à Inovação da SI, Marcos Vinícius de Souza, o objetivo da missão é levar formuladores de políticas de inovação para conhecer a realidade destes países, com foco especial em inovação em Arranjos Produtivos Locais (APLs) e para pequenas empresas. “Busca-se conhecer a experiência européia na elaboração de políticas públicas que aumentem a competitividade dos APLs brasileiros por meio da inovação”, explica o diretor.

A escolha dos locais e dos temas foi feita com as instituições participantes da missão para atender suas necessidades específicas. Além da SI, integram a delegação representantes da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC, dos Ministérios do Planejamento (MP), da Integração (MI) e das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), do Banco do Nordeste, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além de outros de entidades representativas e da iniciativa privada.

Abaixo, seguem os temas que serão os focos de interesse da delegação em cada país: 

Irlanda: entender como o país se tornou uma referência em inovação na Europa e em especial o sucesso na atração de centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de multinacionais nos setores de tecnologia da informação, fármacos e biotecnologia.

Inglaterra: conhecer a estratégia de apoio do governo à indústria criativa (moda, games, entretenimento, etc.), que representa o setor de segundo maior em faturamento depois do segmento empresarial em Londres. Reunir-se com o comitê organizador das Olimpíadas de Londres para entender como será o envolvimento com empresas inovadoras inglesas na realização dos jogos.

Itália: ter contato com a estratégia de inovação para setores tradicionais (têxteis, calçados, alimentos, etc.) e entender como estas indústrias se adaptaram para enfrentar as concorrências chinesa e do leste europeu.

Espanha: aprender como Barcelona usou a inovação para revitalizar uma área degradada da cidade, transformando-a em um dos principais pólos tecnológicos da Europa. 

Após a missão, será realizado em junho, na Câmara dos Deputados, o “Seminário Internacional Inovação em APLs”, com a participação de especialistas europeus e brasileiros. Em sequência ao seminário, os especialistas irão visitar APLs brasileiros para identificar oportunidades internacionais de negócios.

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027.7511
André Diniz
andre.diniz@mdic.gov.br

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=9788