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Belo Horizonte se prepara para a 4ª Bienal Brasileira de Design

16/08/2012

Belo Horizonte se prepara para a 4ª Bienal Brasileira de Design

Brasília (16 de agosto) – Belo Horizonte receberá a quarta edição da Bienal Brasileira de Design, de 19 de setembro a 31 de outubro. Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), o evento terá como tema a “Biodiversidade Brasileira”.

Durante a Bienal, serão realizadas ações em diversas partes da cidade para difundir iniciativas de design na gestão de processos, na indústria e no meio acadêmico. “O objetivo é desmistificar o design e mostrar como ele pode contribuir para a inovação e agregação de valor ao produto nacional, contribuindo para a Marca Brasil”, explica a secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloisa Menezes.

Público-alvo

O público-alvo são as empresas – incluindo as micro e pequenas -, os profissionais e os escritórios da área e os estudantes e professores de design. O tema “Diversidade Brasileira” será apresentado e discutido com base nas vertentes étnica, país megadiverso/recursos naturais e econômico/ produtivo.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é a apoiadora e patrocinadora master do evento. A organização é do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com o Centro Minas Design (CMD) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

As atividades previstas para a Bienal são:

• Mostras - exposições relativas ao tema “Diversidade Brasileira”.
• Ações educativas - envolve instituições de ensino, escolas e as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação por meio de ações específicas inseridas em sala de aula e atividades paralelas à Bienal.
• Ações interativas - conteúdo digital a ser disponibilizado pelo site da Bienal.
• Ações culturais paralelas – serão realizadas em comércios, escolas, espaços culturais, praças, parques, linhas de ônibus, entre outros, com o objetivo de chamar a atenção da população em geral.
• Ação do conhecimento – com o objetivo de estimular empresas a utilizarem o design, a inovação e políticas de sustentabilidade em suas marca, produtos e serviço, serão realizados o Design Innovation Labs e um Fórum de Discussão com seminários, rodada de negócios, clínicas, workshops, oficinas, apresentação de casos de sucesso e painéis de discussão.

Programa Brasileiro de Design

A Bienal de Design faz parte do Programa Brasileiro de Design (PBD), da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC. As outras edições foram realizadas em Curitiba (2010), Brasília (2008) e São Paulo (2006).

O PBD, criado por decreto de 9 de novembro de 1995, destina-se a promover o desenvolvimento do design no Brasil como elemento de competitividade empresarial, em especial para os segmentos pressionados pela concorrência internacional.

Confira a programação preliminar.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Juliana Ribeiro
juliana.ribeiro@mdic.gov.br

Redes Sociais:
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http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=11735