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IV Bienal Brasileira de Design é lançada em evento em Brasília

13/09/2012

IV Bienal Brasileira de Design é lançada em evento em Brasília

Brasília (13 de setembro) - Em um evento que contou com a presença de representantes do Governo Federal e do Governo do estado de Minas Gerais, na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi lançada hoje (13/9) a IV Bienal Brasileira de Design (BBD), o principal evento de design do país, que será realizado entre os dias 19 de setembro e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG).

A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Nesta edição, o evento será sediado em Belo Horizonte, e organizado pelo Governo do estado de Minas Gerais e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com o apoio da Apex-Brasil. Seu objetivo é reunir iniciativas de design nos segmentos industrial, acadêmico e de gestão e disseminar a sua importância nos diversos setores econômicos e a sua vocação para agregar valor ao produto nacional.

Participaram do evento de lançamento o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado de Minas Gerais, Dorothea Werneck, o diretor de Competitividade do MDIC, Alexandre Cumim, a diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Regina Silverio, o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Dijon Moraes Júnior, o superintendente da FIEMG, Sérgio Lourenço, e a curadora da Bienal, Maria Helena Estrada. Na plateia, estavam importantes agentes envolvidos com o tema design no Brasil, como designers, acadêmicos e representantes de diversos setores produtivos.

“Para nós, o design é um elemento central para a competitividade brasileira. Assim, queremos que esta edição da Bienal agregue mais fortemente o elemento dos negócios e ultrapasse seu importante caráter cultural”, comentou Alessandro Teixeira, que enfatizou os incentivos do Governo Federal à indústria e destacou a importância de ações que fortaleçam cada vez mais o design como uma ferramenta estratégica para agregação de valor e contribuição para o desenvolvimento social, econômico, industrial e regional.

Os diretores da Apex-Brasil reiteraram a importância do viés econômico do design. “Estamos levando cinco compradores estrangeiros de redes de lojas de departamento para visitar a Bienal com a ideia de que eles comprem produtos e serviços brasileiros. Nosso objetivo é que o evento ganhe visibilidade também no exterior”, comentou Regina Silverio.

Para Dorothea Werneck, “a realização da IV Bienal em Belo Horizonte é a oportunidade de recolocar o estado nos cenários nacional e internacional e mostrar a Minas Gerais do século XXI”.
 
Já Sérgio Lourenço destacou que, para a indústria, o design é um importante diferencial competitivo. “A Bienal deverá contribuir para desmistificar o tema e incentivar as empresas a incorporar o design em seus produtos e serviços”, afirmou.
 
Diversidade brasileira

O tema principal da quarta edição da Bienal é a diversidade brasileira, com a apresentação das referências e tendências nacionais e internacionais. De acordo com a curadora geral, Maria Helena Estrada, a mostra principal “Da Mão à Máquina” apresentará aos visitantes desde a vocação brasileira para o artesanato (partindo de exemplos da cultura popular) até a produção industrial. Sendo assim, a exposição será composta por diversos produtos ligados ao mobiliário, utensílios para a casa, moda, joias, incluindo alguns meios de transporte. "Não é possível um país se tornar global sem antes ser local. Esta é a linha mestra que norteia a principal mostra da Bienal", disse ela.

Além de diversas exposições, seminários e debates, a programação da IV Bienal contará também com uma série de ações voltadas para o público acadêmico, incluindo o Fórum Internacional do Design com Processo, o Open School (intercâmbio de experiências entre áreas acadêmicas de design) e o Seminário Internacional Design & Emoção.

A programação completa da IV Bienal Brasileira de Design, com detalhes das outras atividades programadas, pode ser acessada no site: www.bienalbrasileiradedesign.com.br/bienal2012/.

Veja fotos do evento de lançamento da Bienal Brasileira de Design. 

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Imprensa Apex-Brasil
(61) 3426 0202
imprensa@apexbrasil.com.br
www.apexbrasil.com.br

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=11796