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Mostra de joias reúne acervos dos principais concursos do país

10/10/2012

Mostra de joias reúne acervos dos principais concursos do país

Belo Horizonte (10 de outubro) - Pedra e ouro! A junção destes dois ícones da joia brasileira dá nome à mostra Petraurum, que acontece de 8 a 28 de outubro, no Museu de Artes e Ofícios, dentro da programação da Bienal Brasileira de Design, em Belo Horizonte. “O design brasileiro ainda é bastante recente, mas o uso do ouro e das pedras já pode ser considerado marca registrada da joia nacional”, comenta Manoel Bernardes, curador da exposição. Para a montagem da mostra, foram utilizados os acervos dos dois principais concursos de design do país, o Prêmio IBGM, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, e o AuDITIONS, realizado pela mineradora Anglogold Ashanti.

Aproximadamente 200 peças compõem a exposição, que faz um registro evolutivo do design de joias no Brasil. Luz, cor e forma são os principais elementos utilizados nas peças expostas, que valorizam em primeiro lugar as pedras e o ouro. “Nas nossas joias, a exuberância das gemas brasileiras é o maior destaque, ao lado do ouro. O design nacional privilegia essa rica matéria prima que possuímos, aliada às formas mais volumosas. As nossas peças são orgânicas, articuladas. A mulher brasileira gosta desse movimento, talvez por conta da sensualidade que está enraizada nela”, observa o curador.

A mostra foi concebida como uma experiência sensorial. Os ambientes são mais escuros e a iluminação vem das vitrines. Além disso, todas as salas dispõem de vídeos e algumas com áudio, a fim de aumentar o foco do visitante no objetivo de refletir sobre a importância do design como fator diferenciador e também como um reflexo de nossa cultura. A escolha do espaço também é simbólica, pois o Museu de Artes e Ofícios nos relembra o elevado grau de manualidade e artesanal, ainda hoje presentes no desenvolvimento das peças.

Apesar de fazer um resgate da história do design de joias brasileiro através dos concursos, Manoel garante que a mostra não será cronológica, mas vai apresentar aspectos recorrentes que se destacam na forma criativa dos designers nacionais. Foram criadas quatro salas, com ambientes distintos. No espaço destinado ao Prêmio IBGM, quatro temas principais se destacam: “Pedra Brasileira”, “Natureza”, “Full Color” e “Formas”. Já na sala do AuDITIONS, a divisão será pelos seguintes nichos: “Formas”, “Repetição” e “Sensualidade”. A Sala 3 fará um paralelo bastante interessante entre os concursos AuDITIONS, promovidos pela Anglogold Ashanti na Índia, África do Sul e China, dialogando com a produção brasileira.

“A Anglogold tem um acervo muito importante, pois traça um paralelo do design contemporâneo de joias dos maiores países em desenvolvimento”, observa Bernardes. Para finalizar, a Sala 4 apresenta a “Identidade do Design Brasileiro”, com iconografias estereotipadas do Brasil e uma pergunta: “Para onde estamos indo?”. “A ideia é discutir sobre como dar uma identidade nacional sem ser óbvio, estereotipado”, conta ele. Ainda segundo Bernardes, mais do que impressionar pela beleza das joias, a exposição busca despertar no público a importância do design, além de mostrar que ele ainda está em construção no país. “Espero que as pessoas possam refletir sobre o nosso caminho. Quero que saiam de lá um pouco diferente do que entraram”, torce o curador.

Fonte: www.bienalbrasileiradedesign.com.br

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