RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » MDIC oferece novo curso de capacitação sobre o Observatório Brasileiro de APLs

MDIC oferece novo curso de capacitação sobre o Observatório Brasileiro de APLs

29/10/2012

MDIC oferece novo curso de capacitação sobre o Observatório Brasileiro de APLs

Brasília (29 de outubro) - Inicia-se nesta segunda o segundo curso de capacitação para Núcleos Estaduais de Arranjos Produtivos Locais (APLs). A formação é destinada oferecer a instrução necessária para que os integrantes dos agrupamentos possam operar plenamente a plataforma tecnológica do Observatório Brasileiro de APLs. 

A duração do treinamento será de três dias, com a participação de representantes de dez unidades federativas (RJ, MG, MT, RS, SP, PB, SE, MS, DF e GO), totalizando 18 pessoas. Além de poderem inserir suas informações no Banco de Dados Nacional dos APLs, os estados estarão aptos a gerenciar o conteúdo do Portal de APLs na internet, após a qualificação.

APLs

Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empreendimentos de uma mesma atividade produtiva localizados em determinada região geográfica. As empresas que formam esses agrupamentos geralmente apresentam vínculos de articulação, cooperação e aprendizagem entre si.

A interação também é realizada com organizações locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa etc., com o objetivo de buscar o desenvolvimento do setor naquela região. 

Em âmbito nacional, os APLs são geridos pelo Grupo de Trabalho Permanente para APLs (GTP-APL), coordenado pelo MDIC e integrado, no total, por 33 instituições públicas e privadas. Os estados e regiões participantes, no entanto, possuem estrutura própria e autonomia de gestão.

Observatório Brasileiro de APLs

O Observatório Brasileiro de APLs é um projeto que prevê o armazenamento de dados de todos os APLs do país no mesmo banco de dados. Uma rede social para integrar os participantes e um portal com dados, indicadores e notícias aberto ao público na internet também estão previstos.

A ferramenta possibilitará que os grupos locais e regionais compartilhem informações de interesse em seus respectivos setores de atuação, tenham acesso facilitado a dados relativos à produção econômica e um espaço único para a divulgação de suas atividades.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Allan Viríssimo
allan.virissimo@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=11912