RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » MDIC lança Observatório Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais

MDIC lança Observatório Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais

12/12/2012

MDIC lança Observatório Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais

Brasília (12 de dezembro) - A Secretaria-Executiva do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL) lançou o Observatório Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais (APLs) em sua reunião plenária desta segunda-feira (10/12), no auditório do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O Observatório Brasileiro de APLs é um projeto concebido por iniciativa das 33 instituições públicas e privadas que compõem o GTP APL, grupo coordenado pelo MDIC.

O projeto prevê o armazenamento de informações de todos os agrupamentos do país no mesmo banco de dados. A ferramenta possibilita que APLs, Núcleos Estaduais, instituições de apoio e empresas agrupadas compartilhem informações de interesse em seus respectivos setores de atuação, tenham acesso facilitado a informações relativas à produção econômica e disponham de um espaço único para a divulgação de suas atividades.

“Trata-se de um portal que revoluciona a gestão de APLs” diz Ricardo Romeiro, Coordenador Geral de Arranjos Produtivos Locais do MDIC. “É uma aposta para os mais de 1.300 APLs mapeados no Brasil. Num país enorme como este, encontramos uma forma de colocar todos em contato com eficiência, incorporando o avanço tecnológico”, explica Romeiro.

O Observatório possui três objetivos principais: aperfeiçoar o monitoramento e a gestão dos APLs, promover a interação entre atores produtivos e gerar de indicadores. "Os APLs não estão condenados a ficar afastados da tecnologia, o mundo hoje é digital. Precisamos atender esta demanda", disse Iedo Brito, da Secretaria-Executiva do GTP APL.

Para isso, sistema se baseia em três pilares: Um banco de dados com informações relativas a todos os arranjos do país, uma rede social onde participantes desses agrupamentos poderão interagir diretamente entre si, e um portal aberto ao público que disponibilizará dados, indicadores e notícias acerca de temas relacionados aos APLs na internet.   

Nova política de APLs

A Secretaria Executiva do GTP APL, Heloisa Menezes, também participou do evento, falando sobre a 2ª Geração de Políticas para APLs e do Plano Brasil Maior. "É uma ferramenta muito importante, fruto de um intenso trabalho da equipe do MDIC.

Segundo ela, a integração entre os ministérios e demais órgãos do governo que trabalham o tema é fundamental. "Há a necessidade de pensarmos sobre como enquadrar modos diferenciados de produção num mesmo conjunto de estratégias", completou.

Capacitação

Outra iniciativa de destaque anunciada na reunião foi a proposta do Plano Nacional de Capacitação em APLs. Elaborado por uma equipe técnica do MDIC, o projeto tem abrangência nacional e é voltado ao aperfeiçoamento da gestão em APLs, com foco na modernização de suas ações e no aumento da competividade.

O curso propõe dois níveis: intermediário, para candidatos com qualquer grau de escolaridade, e avançado, para aqueles com formação superior. Ambas as modalidades ofereceriam conteúdo teórico e atividades práticas, em parceria com instituições de ensino e órgãos de apoio.

O curso intermediário visa nivelar os gestores políticas públicas em termos conceituais e instrumentais no âmbito de APLs, enquanto a formação avançada se destina a participantes aptos a participar de um programa em nível de pós-graduação. Além dos administradores dos agrupamentos, empreendedores e formuladores de políticas públicas também fazem parte do público-alvo.

O que são APLs

Os APLs são aglomerações de empreendimentos de uma mesma atividade produtiva localizados em determinada região geográfica. As empresas que formam esses agrupamentos geralmente apresentam vínculos de articulação, cooperação e aprendizagem entre si.

A interação também é realizada com organizações locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa etc., com o objetivo de buscar o desenvolvimento do setor naquela região. Esse tipo de arranjo produtivo existe também no exterior, onde é denominado cluster.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Allan Viríssimo
allan.virissimo@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=12045