RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Observatório Brasileiro de APLs tem rede social exclusiva para troca de informações

Observatório Brasileiro de APLs tem rede social exclusiva para troca de informações

21/12/2012

Observatório Brasileiro de APLs tem rede social exclusiva para troca de informações

Brasília (21 de dezembro) - O Observatório Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais (APLs), que acaba de ser lançado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC), conta com uma rede social desenvolvida exclusivamente para o portal, com o objetivo de estimular a interação entre os profissionais dos mais de 1.300 agrupamentos espalhados pelo país. A plataforma  possibilita que integrantes de APLs, Núcleos Estaduais, empresas agrupadas e instituições de apoio compartilhem informações de interesse em seus respectivos setores de atuação, além de facilitar o acesso a dados sobre a atividade econômica e oferecer um espaço para a divulgação das atividades dos arranjos produtivos.

O ambiente permite o relacionamento virtual entre os profissionais participantes de forma semelhante às redes pessoais convencionais, oferecendo ferramentas para fotos e vídeos, blogs, arquivos digitais, espaços wiki e escritórios virtuais, entre outras alternativas. Cada integrante de organizações aptas a participar deve realizar o processo de cadastro, informando seus dados e personalizando sua conta. Depois, poderá adicionar colegas, juntar-se a comunidades e utilizar os dispositivos da rede.

GTP-APL

Desenvolvido pelo MDIC, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e demais integrantes do Grupo Permanente em Arranjos Produtivos Locais (GTP-APL), o Observatório tem como objetivos aperfeiçoar o monitoramento e a gestão dos APLs, promover a interação entre atores produtivos e ser fonte para geração de indicadores gerar de indicadores. Para isso, sistema se baseia em três pilares: ser um banco de dados com informações de todos os arranjos do país, uma rede social onde participantes desses agrupamentos poderão interagir diretamente e um portal aberto ao público, disponibilizando dados, indicadores e notícias relacionadas aos APLs na internet.

Segundo a secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC e coordenadora do GTP-APL, Heloisa Menezes, o Observatório é um reforço rumo aos objetivos e às diretrizes da 2ª Geração de Políticas para APLs e do Plano Brasil Maior. Na sua avaliação, é fundamental a integração entre ministérios, órgãos de governo e instituições de apoio que trabalham com agrupamentos para alcançar metas como inclusão produtiva, integração sistêmica e desenvolvimento regional. "Há a necessidade de pensarmos sobre como enquadrar modos diferenciados de produção num mesmo conjunto de estratégias", completa.

Acesse a rede social do Observatório Brasileiro de APLs.


Leia também:
MDIC lança Observatório Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais

 
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Allan Viríssimo
allan.virissimo@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=12070