RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » MDIC realiza palestra sobre Arranjos Produtivos Locais em Encontro de Prefeitos e Prefeitas

MDIC realiza palestra sobre Arranjos Produtivos Locais em Encontro de Prefeitos e Prefeitas

28/01/2013

MDIC realiza palestra sobre Arranjos Produtivos Locais em Encontro de Prefeitos e Prefeitas

Brasília (28 de janeiro) – Municípios que são fortes em uma determinada cadeia produtiva, como confecção, artesanato ou tecnologia da informação, por exemplo, podem se organizar para criar um Arranjo Produtivo Local (APL) e ter acesso facilitado a linhas específicas de financiamento e políticas do governo federal para incremento dos negócios. “Com o aumento da produção e da venda de seus produtos, os empresários ganham mais e o município se fortalece economicamente”, explica o coordenador-geral de Arranjos Produtivos Locais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Romeiro.

Romeiro será responsável pela palestra sobre APLs que o MDIC ministra nesta terça-feira (29), às 08h30, no Auditório Buriti, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, como parte da programação do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas. O ministério é o coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Arranjos Produtivos Locais (GTP-APL), formado por 33 instituições, e vem trabalhando para divulgar os APLs, ainda pouco conhecidos em algumas regiões. “É muito interessante que os prefeitos tenham um olhar atento para identificar um possível APL. A partir do momento em que eles consigam incrementar ou iniciar um grupo de empresas na sua região, essa cooperação vai trazer muitos benefícios, gerar emprego, melhorar renda e diminuir a pobreza”, destaca Romeiro.

O que são APLs

Os APLs são aglomerações de empreendimentos de uma mesma atividade produtiva localizados em determinada região geográfica. As empresas que formam esses agrupamentos geralmente apresentam vínculos de articulação, cooperação e aprendizagem entre si. Para criar um APL, os prefeitos devem procurar os Núcleos Estaduais de Arranjos Produtivos Locais, que, normalmente, fazem parte das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico e trabalham em parceria com o GTP-APL.

No local, prefeitos e empresários receberão todas as orientações para oficializar o arranjo produtivo em seu município. Além das questões legais, os núcleos estaduais também podem fornecer informações sobre instituições, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que fornecem consultoria para gestão empresarial e financeira, entre outros temas.

Cursos de capacitação

Para capacitação dos gestores desses Arranjos, o MDIC também está preparando para o segundo semestre deste ano uma segunda etapa do Programa de Capacitação para Gestores de APLs. O treinamento será oferecido para gestores governamentais e líderes empresariais. Informações sobre os cursos serão divulgadas posteriormente no site do www.mdic.gov.br, na área da Secretaria de Desenvolvimento da Produção.

Os Arranjos Produtivos Locais são uma ferramenta importante do governo federal para regionalizar o Plano Brasil Maior, lançado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de fortalecer e incrementar a indústria nacional. A política de APLs ficou mais robusta com o lançamento da Segunda Geração da Política de Arranjos Produtivos Locais, no final de 2012.

O objetivo no novo programa é integrar ações do governo, como o Plano Brasil sem Miséria, Plano de Desenvolvimento Regional e o Brasil Maior. Outra ação regional do Plano Brasil Maior, ano passado, foi a realização de seminários estaduais em todos os estados e no Distrito Federal para discutir medidas do plano e como elas podem ser integradas com políticas estaduais e municipais de apoio à indústria.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=12119