RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Seminário sobre reciclagem de eletroeletrônicos destaca importância da responsabilidade compartilhada

Seminário sobre reciclagem de eletroeletrônicos destaca importância da responsabilidade compartilhada

15/03/2013

Seminário sobre reciclagem de eletroeletrônicos destaca importância da responsabilidade compartilhada

Brasília (15 de março) - O “Seminário Brasil-Japão sobre Reciclagem de Eletroeletrônicos” apresentou ao Brasil a experiência dos japoneses no tratamento dos resíduos desse tipo de equipamento. O sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, o conceito de responsabilidade compartilhada pela destinação de materiais e o compartilhamento de métodos eficientes de reciclagem foram os principais temas do evento. O debate se propõe a encontrar soluções para superar desafios no tratamento a partir da cooperação entre os dois países, no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil.

Na abertura do encontro, nesta terça-feira (12), a secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, exaltou a parceria com os japoneses como uma cooperação técnica de excelência. “Cada vez mais a exigência de tratamento de resíduos se faz necessária em todos os países do mundo. Estamos trazendo a experiência de um país que tem uma experiência consolidada não só em produzir o eletroeletrônico, mas também em dar a destinação adequada e reciclá-lo. Só temos a ganhar com essa parceria", disse.

Com vasta experiência em regulação, desenvolvimento tecnológico e promoção industrial no processo de reaproveitamento de resíduos eletroeletrônicos, o Japão possui políticas que podem ser adaptadas às necessidades brasileiras. “Estou convicto de que essas experiências serão de grande utilidade para o Brasil”, projetou o Ministro Encarregado de Negócios da Embaixada do Japão Masahiro Takasugi.

Experiência japonesa

O primeiro dia do evento, realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), contou com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Organização de Comércio Externo do Japão (Jetro), parceiras do MDIC na organização, além de representantes do governo japonês, que explicaram a política de reciclagem do país. "O Japão tem como meta uma sociedade sustentável e precisamos reduzir os resíduos para isso", disse Shigeyoshi Sato, representante do Ministério do Meio Ambiente do Japão.

A redução do consumo, a utilização por longo prazo, o reaproveitamento de materiais e o descarte definitivo apropriado, aliadas à responsabilidade compartilhada sobre a destinação dos rejeitos, foram apontadas por Sato como as principais medidas tomadas para alcançar esse objetivo. A representante do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Zilda Veloso, concordou. "A logística reversa é a materialização da responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e poder público para recolocar os resíduos sólidos na cadeia produtiva", disse.

Conscientização 

A necessidade de conscientizar a população acerca dessa questão também foi lembrada: "Nenhuma proposta vai funcionar se a sociedade não receber informações suficientes para entender como funciona a política e qual a sua importância", completou Zilda, que afirmou que o governo busca o consenso com indústria, comércio, instituições de defesa do consumidor, associações de recicladores, entre outros, por meio de acordos setoriais, regulamentos e compromissos públicos para aplicar a responsabilidade compartilhada. Foram apresentados, ainda, um estudo de viabilidade técnico-econômica de logística reversa de eletroeletrônicos e um panorama de programas de atração de investimentos nos estados do Brasil.

O segundo dia reservou a manhã para a apresentação detalhada de técnicas de reciclagem de eletroeletrônicos no Japão, de um programa tecnológico ambientalmente correto destinado a esses produtos e a normatização brasileira aplicável a sua cadeia. Casos de sucesso de iniciativas de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos no Brasil (em Sorocaba) e no Japão (na cidade de Kitakyushu) foram expostos durante a tarde, seguidos por debates com a plateia e o encerramento oficial. 

Veja as apresentações do Seminário Brasil-Japão sobre Reciclagem de Eletroeletrônicos.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Allan Viríssimo
allan.virissimo@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=12235