RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » MDIC apresenta medidas de incentivo para a indústria química durante seminário na Câmara

MDIC apresenta medidas de incentivo para a indústria química durante seminário na Câmara

21/05/2013

MDIC apresenta medidas de incentivo para a indústria química durante seminário na Câmara

Brasília (21 de maio) – As ações do governo federal para fortalecer a indústria química brasileira foram apresentadas pela secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, durante seminário na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira. Ela participou do “Seminário Indústria Química – Uma agenda para crescer”, no painel que tratou das medidas para acelerar a implantação da agenda do Conselho de Competitividade da Indústria Química, criado no âmbito do Plano Brasil Maior.

A secretária destacou a criação recente do regime especial de tributação para a indústria química, que reduziu a incidência de PIS e Cofins para matérias-primas, de 5,6% para 1%. A nova alíquota valerá até 2015, depois aumentará gradativamente até voltar à situação atual em 2018.

Com a medida, ela defende que o setor ganhará um reforço para enfrentar a concorrência internacional e tentar reduzir o déficit do crescente do setor. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o déficit da balança comercial de produtos químicos atingiu US$ 9,6 bilhões nos quatro primeiros meses deste ano – acréscimo de 27,8% frente ao mesmo período de 2012.

Heloisa Menezes ainda apresentou outras três metas para o setor químico, que foram discutidas no Conselho de Competitividade da Indústria Química: diversificar e agregar valor à produção local, incentivar investimentos em produtos químicos de origem renovável e ampliar investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, incentivando a instalação de centros de pesquisa no país.

Segundo ela, é importante que as regras para o segmento sejam conhecidas antecipadamente. “O setor químicos é intensivo em capital e tem um ciclo de maturação de investimento muito longo. Sem uma ação de desoneração de longo prazo, não se destranca a pauta de investimentos do setor”, destacou.

O seminário ainda teve a participação do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges.

Foto: Humberto Pradera/ABDI.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Juliana Ribeiro
juliana.ribeiro@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=12415