RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Ministra interina do MDIC abre 6ª CBAPL destacando importância econômica regional dos APLs

Ministra interina do MDIC abre 6ª CBAPL destacando importância econômica regional dos APLs

04/12/2013

Ministra interina do MDIC abre 6ª CBAPL destacando importância econômica regional dos APLs

Brasília (4 de dezembro) – Na abertura da 6ª Conferência Brasileira de APLs, a ministra interina do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Heloisa Menezes, destacou na importância dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) como estratégia de desenvolvimento econômico local, considerando as diferentes realidades das regiões onde estão inseridos. A solenidade foi nesta terça-feira (3/12), em Brasília.

“Os arranjos produtivos se inserem numa estratégia fundamental de criação de empregos e renda, sendo muitas vezes, em alguns locais, a única estratégia de geração de renda”, destacou. Ela falou sobre a diversidade dos APLs instalados em todo o país, lembrando que há necessidade de políticas diferenciadas de apoio porque há arranjos produtivos inseridos em cadeias estratégias de alto valor que convivem com outros marginais a esse processo.

Segundo ela, as ações nos APLs estão conectadas a várias estratégias do Plano Brasil Maior, do Plano Brasil Sem Miséria, da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia e de vários instrumentos e ferramentas que podem ser utilizados, dependendo da natureza e do desafio que se coloca diante de cada um dos arranjos produtivos.

GTP-APL completa 10 anos

Heloisa destacou a criação do Observatório Brasileiro de APLs e o trabalho do Grupo Técnico Permanente de Arranjos Produtivos Locais (GTP-APL), que completa o décimo aniversário este ano. Segundo ela, as políticas do governo e das instituições integrantes do GTP-APL espelham a diversidade da dinâmica e da posição dos APLs na economia brasileira e mundial.

Além da ministra interina do MDIC, participaram da solenidade de abertura oficial da 6ª Conferência de APLs o Ministro da Integração Nacional (MI), Francisco José Coelho Teixeira, o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Rodrigues de Carvalho, o presidente da Agência  Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges, o secretário executivo de Ciência e Tecnologia  e Inovação, Luiz Antônio Elias – , o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, dentre outros.

MDIC

A 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs) será realizada até 5 de dezembro, no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. O público-alvo são gestores de arranjos produtivos locais, autoridades governamentais, empresários, sindicatos, acadêmicos, instituições financeiras e diversos outros parceiros para aperfeiçoar as políticas de apoio aos arranjos pelo país.

A conferência é organizada a cada dois anos pelo Grupo de Trabalho Permanente em Arranjos Produtivos Locais (GTP-APL), formado por 40 instituições públicas e privadas. O grupo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Juliana Ribeiro
juliana.ribeiro@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=12865