RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » MDIC e Ipea preparam sistema automatizado de informações sobre Arranjos Produtivos Locais

MDIC e Ipea preparam sistema automatizado de informações sobre Arranjos Produtivos Locais

05/12/2013

MDIC e Ipea preparam sistema automatizado de informações sobre Arranjos Produtivos Locais

Brasília (5 de dezembro) - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) participou da 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs), apresentando o projeto de automatização da base de dados de APLs que está sendo realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Segundo o pesquisador da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Ipea, Carlos Wagner, o programa piloto deverá estar disponível em breve, mas o sistema definitivo deve entrar em funcionamento até o final de 2014.

Segundo ele, a proposta consiste em realizar um mapeamento dos APLs de todo país, cujos dados servirão de base para criar o sistema que poderá ser acessado pela internet. “O que se quer é automatizar a captura de um conjunto de informações a ponto de ficarem amigáveis para o usuário final”, explica. O serviço estará disponível para gestores de APLs, de Núcleos Estaduais, de empresas integrantes do arranjos produtivos e o público em geral que queria conhecer mais sobre os APLs instalados em sua região.

Além das informações a serem levantados pela pesquisa de campo do ministério, o sistema também terá dados públicos já disponíveis em diversos sites, como o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As Secretarias Estaduais de Planejamento e da Fazenda, assim como os próprios arranjos produtivos também serão fonte de informações para o novo sistema.

“A partir do conjunto de informações que virão a tona com a pesquisa, conseguiremos apresentar dados de forma consistente, organizada e cruzada com outros dados para gerar informações mais apuradas que possam ser trabalhadas pelos usuários”, destacou.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Juliana Ribeiro
juliana.ribeiro@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=12874