RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » APLs das cidades de Maravilha e Jaguaruana expõem produtos na 6ª CBAPL

APLs das cidades de Maravilha e Jaguaruana expõem produtos na 6ª CBAPL

09/12/2013

APLs das cidades de Maravilha e Jaguaruana expõem produtos na 6ª CBAPL

Brasília (9 de dezembro) – Na Mostra de Produtos da 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs), participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer e comprar produtos fabricados por integrantes de APLs de várias partes do país. Entre os produtos cujas vendas superaram as expectativas dos expositores está o sabonete à base de  leite de cabra produzido na Cooperativa Natucapri, do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura, na cidade alagoana de Maravilha, a 183 quilômetros de Maceió.

Segundo a responsável pela área de vendas da cooperativa, Ana Patrícia, o produto tem propriedades terapêuticas e sido muito bem recebido em todos os eventos dos quais a instituição participa. “Nossa produção atual é de aproximadamente 1.500 unidades por mês, fora os pedidos, que podem chegar a até 2 mil unidades”, explica. Para aumentar as vendas, o grupo investe na participação em conferências, feiras e nas vendas de porta em porta, em Maravilha e em cidades vizinhas.

Criada em 2005, a cooperativa hoje é integrada por 17 mulheres que dividem as tarefas diárias da instituição. Com a ajuda de parceiros como o Núcleo de APLs de Alagoas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o grupo recebe capacitação periódica e participa de eventos em todo o país. “No início, a maioria era agricultora, hoje com o apoio dos parceiros, algumas delas fizeram faculdade e já são administradoras”, explica Patrícia.

Ceará

Outro participante da Mostra de Produtos foi a Associação dos Fabricantes de Redes de dormir de Jaguaruana (Asfarja). A instituição faz parte do APL de Redes de Dormir de Jaguaruana (CE), a 175 km de Fortaleza. “Nós sentimos a necessidade formar uma associação para os que produtores de rede trabalhassem unidos”, contou o expositor Marcos Abreu. “Buscamos projetos e conhecemos o IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que nos ajudaram a formar o APL há cinco anos”.

Além de redes, o arranjo produz artesanalmente diversos outras mercadorias à base de fio de algodão: colchas, mantas, tapetes, conjuntos de banheiro e etc. Abreu acredita que a exposição é importante para divulgar o trabalho do APL e ampliar a base de consumidores. “Vendemos mais localmente, mas fazemos encomendas para todo o país. É muito bom estar aqui porque ganhamos mais clientes e deixamos um vínculo com as pessoas que estão aqui”.

No total, vinte arranjos de todas as regiões do país tiveram os três dias do evento, ocorrido em Brasília de 3 a 5 de dezembro, para expor seus produtos, expandir contatos profissionais, conquistar clientes e fazer negócios. Na conferência também foram expostos produtos como: vestuário feminino, masculino e infantil, cachaça, peças de decoração, gemas e joias em quartzo, pedras preciosas, mel, derivados do coco macaúba, castanha de caju, geleias de frutas e doces, vinhos orgânicos e artesanato, entre outros. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho Permanente para APLs, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
ascom@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=12883