RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Desenvolvimento da Produção » Notícias » Conselho de Competitividade de Petróleo, Gás e Naval realiza primeira reunião do ano

Conselho de Competitividade de Petróleo, Gás e Naval realiza primeira reunião do ano

27/05/2014

Conselho de Competitividade de Petróleo, Gás e Naval realiza primeira reunião do ano

Brasília (27 de maio) – O Conselho de Competitividade de Petróleo, Gás e Naval do Plano Brasil Maior aprovou a criação de um grupo de trabalho para viabilizar o projeto Plataformas Submersas, promovendo o conteúdo local e a nacionalização de bens e serviços no setor. O grupo, que irá detalhar o projeto e discutir estratégias de viabilização, seria liderado pela Petrobras e deve ser integrado pelos Ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Finep e ONIP.

O conselho, coordenado pela secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloisa Menezes, realizou a primeira reunião do ano dia 23 de maio, no MDIC. A ideia do grupo de  trabalho foi proposta pelo grupo de inovação Plataformas Submersas, que tem coordenação da Petrobras.

Durante o encontro, ainda foram apresentados resultados do projeto de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Plano Brasil Maior para o desenvolvimento de fornecedores do setor de petróleo, gás e naval. Realizado pelo MDIC, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), em parceria com as unidades regionais do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o projeto já atendeu mais de 70 empresas em Minas Gerais e  na Bahia. Em breve, também atingirá 25 empresas de Santa Catarina e 30 de Pernambuco.

A Secretária da SDP aproveitou para comunicar o avanço da integração produtiva do Brasil com o Uruguai neste setor, reforçado pelo o Acordo Naval e Offshore para integração produtiva bilateral, assinado dia 16 de maio, em Montevidéu. O documento é resultado de um esforço conjunto entre vários órgãos do governo brasileiro. Além do MDIC,  os ministério de Minas e Energia, Relações Exteriores e dos Transportes e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) também participaram das negociações.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7117 e 2027-7198
Juliana Ribeiro
juliana.ribeiro@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovB

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2¬icia=13207